Alunos da rede pública voltam às aulas e esperam mais organização
De acordo com o calendário da Secretaria de Educação, o ano letivo termina em 21 de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Cerca de 475 mil estudantes são aguardados nas salas de aula, nesta segunda-feira (13/2), para o início do primeiro semestre do calendário escolar 2023 nas 690 escolas que compõem a educação pública da capital do país.
De acordo com o calendário da Secretaria de Educação, o ano letivo termina em 21 de dezembro. Pela legislação, são necessários 200 dias letivos ao ano. A carga horária é de 5 horas diárias nas escolas regulares.
A adolescente Evelin Silva Ramos, 13 anos, que vai fazer o 8° ano, conseguiu transferência do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 2 do Paranoá para o CEF 1 do Lago Norte. “Eu já estou me preparando para o ensino médio. Começando a pensar na vida profissional. Neste ano, quero me dedicar aos estudos, aprender e fazer novas amizades. Estou animada com o retorno”, disse.
Gisno
Por volta das 7h20, os alunos do Centro Educacional Gisno, na 907 Norte, começaram a chegar para o primeiro dia de aula. No mural, eles conferiam as turmas antes de seguirem para as salas de aula.
“É importante que as nossas crianças e adolescentes estejam em sala para reduzir as lacunas deixadas pelo ensino remoto nos anos anteriores. As expectativas para 2023 são as melhores possíveis”, opinou a servidora pública Elizabeth Alves, 46, mãe da aluna do 1° ano do ensino médio Ana Júlia Alves, 15.
A estudante do 2° ano do ensino médio Sophia Torres, 16, fez uma crítica à escola e comentou esperar um ano letivo de 2023 mais “organizado”. “Em 2022, ocorreu o início da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na nossa escola, e achamos que foi muito confuso e bagunçado. Estou me preparando para prestar vestibular e espero que este ano seja melhor. Sem déficit de professores e mais organizado”, opinou a adolescente.
Segundo a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, o Novo Ensino Médio está 100% implementado em toda a rede. “É inovador. O jovem vai poder escolher as áreas de atuação e fazer um projeto de vida. Os estudantes vão sair do colégio com uma visão maior do que querem para o futuro e para a carreira”, disse.
A secretária de Educação prevê muitas entregas para 2023. “Continuamos avançando na construção de novas escolas, principalmente nos locais onde, hoje, precisamos transportar os estudantes”, disse. “Também estamos incentivando os cursos técnicos profissionalizantes. Neste ano, vamos inaugurar duas novas Escolas Técnicas. Uma em Santa Maria e a outra no Paranoá, para que esses estudantes tenham mais espaços para se profissionalizar”, pontuou.
Segurança
Durante a semana de retorno às aulas, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Policiamento Escolar, vai realizar operações policiais e palestras com dicas de segurança para os estudantes. O trânsito em frente às maiores escolas também deve ganhar reforço na fiscalização.
A operação, com abrangência em todo o DF, teve início nesta manhã, no Colégio Cívico-Militar Centro Educacional 07, localizado na QNN 13, em Ceilândia, e no Centro de Ensino do Lago Norte, situado na Área Especial quadra 4/6. O objetivo é dar as boas-vindas aos alunos e docentes e aproximar a comunidade escolar da corporação, além de garantir a segurança de todos.
No CEF 1 do Lago Norte, os alunos compareceram ao primeiro dia de aula após o recesso e aprovaram a Operação Volta às Aulas, realizada pela PMDF na unidade de ensino. “É bacana que eles estejam aqui para essas ações educativas. É uma forma de nos sentirmos mais seguros também”, disse Fernando Soares, 14, estudante do 9° ano.
Os dois colégios serão contemplados, nesta segunda, com evento especial. Os alunos serão recepcionados pelo Daren (mascote do Proerd), e vão contar com a presença da banda de música, que, em momento cívico, executará o Hino Nacional Brasileiro.
O Batalhão de Policiamento com Cães também apresentou alguns dos cachorros que fazem a segurança dos brasilienses, bem como a demonstração de habilidades dos animais.
A operação se estenderá até o dia 17 de fevereiro de 2023.