Alunos da rede pública do DF vão receber passe livre nas escolas
Medida, publicada no Diário Oficial do DF desta segunda (18/6), visa descentralizar a entrega do benefício para quem usa transporte público
atualizado
Compartilhar notícia
Após inúmeras reclamações de alunos questionando a dificuldade para conseguir receber o passe livre estudantil, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) decidiu que os cartões passarão a ser enviados para as escolas públicas do DF. A medida, publicada na edição desta segunda-feira (18/6) do Diário Oficial, será implementada no segundo semestre letivo.
De acordo com a norma, a entrega será feita “em lotes lacrados devidamente divididos por unidade escolar, turno, série/ano e turma, e, ainda, acompanhados das respectivas relações nominais dos estudantes contemplados para o registro de seu recebimento”.
Consultado, o DFTrans explicou que a medida visa “descentralizar a entrega e dar mais comodidade aos estudantes”. Os alunos receberão a informação de onde o cartão estará disponível por meio do site do Passe Livre Estudantil.A medida vale apenas para a rede pública de ensino. No caso das instituições particulares, o recebimento continuará sendo feito nos postos físicos de atendimento.
Campeão de reclamações
Entra ano e sai ano, o passe livre estudantil está entre os campeões de reclamações da população à Ouvidoria do DF. Os problemas vão desde a longa espera pelos cartões, passando pelas filas, até o bloqueio do benefício.
Uma das queixas veio do estudante Kelvin Menez. Por meio de mensagem enviada no Instagram do Metrópoles, ele contou ter solicitado a segunda via do documento em abril deste ano, mas ainda aguarda a chegada do bilhete eletrônico. “Vários alunos na mesma situação e simplesmente não há informações. As listas de convocações para entrega não são atualizadas desde o dia 2 de maio”, escreveu.
O DFTrans diz que as listas de convocação são atualizadas semanalmente e os alunos, avisados pelo site do Passe Livre e também via e-mail.