metropoles.com

Aluno de Ceilândia é escolhido para programa Jovem Embaixador nos EUA

Leonardo Pereira é um dos 33 selecionados do projeto que incentiva alunos da rede pública para serem exemplos para suas comunidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
estudante de ceilandia selecionado para o jovens embaixadores
1 de 1 estudante de ceilandia selecionado para o jovens embaixadores - Foto: Arquivo Pessoal

O estudante de ensino médio Leonardo Pereira da Silva Neto, 17 anos, está entre os 33 brasileiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2021. Morador de Ceilândia e interessado no conhecimento de idiomas e de culturas diversas, ele conta que acaba de realizar um sonho de longa data.

“Ainda não caiu a ficha. Estou tentando processar”, comemora. “Já tinha tentado uma vez antes e sempre quis o programa. Era uma das minhas metas para o ensino médio”.

O programa Jovens Embaixadores tem o objetivo de valorizar e promover o fortalecimento de educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade. A iniciativa foi criada em 2002 pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.

No Brasil, é coordenada pela Embaixada dos EUA e tem como alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública. Desde 2003,  já foram 667 jovens brasileiros participantes do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as secretarias estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e empresas da iniciativa privada.

Leonardo se inscreveu  para o processo seletivo com dois projetos: Latin American Community of Young Leaders, da qual é cofundador; e Wanderlust Brazilian Educational Initiative, iniciativa criada por ele junto com outras três pessoas, O estudante selecionado é o diretor de operações do projeto.

O resultado foi divulgado na última sexta-feira (7/5).

“Fiquei muito surpreso e feliz. Esse ano era a última oportunidade. Fiquei nervoso por saber que estava competindo com muita gente competente, mas quando as fases foram passando fui ficando mais confiante”, relata.

Leonardo cursa o terceiro ano no Centro de Ensino Médio 04 de Ceilândia. A paixão por idiomas é antiga. Em 2016, ele ingressou no Centro Interescolar de Línguas (CIL) da região onde mora para aprender inglês. Não parou por aí: o jovem se dedicou, mais tarde, a estudar também francês e alemão.

Seus planos para o futuro incluem cursar Relações Internacionais e Business (empreendedorismo) na faculdade, motivado pelo gosto em conhecer novas culturas e idiomas. “A longo prazo eu quero me tornar um diplomata. A curto, ainda não sei”.

2 imagens
Ele chegou a participar de trabalhos voluntários
1 de 2

Leonardo é aluno do CEM 4, Ceilândia

Arquivo pessoal
2 de 2

Ele chegou a participar de trabalhos voluntários

O estudante chegou a participar de um curso de liderança no México, onde aprendeu mais sobre a habilidade de liderar e a ter autoconhecimento. Este último, foi fundamental para sua aprovação no Jovens Embaixadores, avalia Leonardo.

“É preciso muito autoconhecimento para o processo, onde serão feitas várias perguntas”, pontua. Para aumentar suas chances, Leonardo participou também de cursos voluntários e outras oportunidades para o aprimoramento da língua inglesa.

O Programa Jovens Embaixadores 2021 acontecerá no mês de junho. Os selecionados participarão juntos em atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e compartilhando sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades. Em razão da pandemia de Covid-19, a edição deste ano será realizada de forma virtual.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?