Aluno de Ceilândia é escolhido para programa Jovem Embaixador nos EUA
Leonardo Pereira é um dos 33 selecionados do projeto que incentiva alunos da rede pública para serem exemplos para suas comunidades
atualizado
Compartilhar notícia
O estudante de ensino médio Leonardo Pereira da Silva Neto, 17 anos, está entre os 33 brasileiros selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2021. Morador de Ceilândia e interessado no conhecimento de idiomas e de culturas diversas, ele conta que acaba de realizar um sonho de longa data.
“Ainda não caiu a ficha. Estou tentando processar”, comemora. “Já tinha tentado uma vez antes e sempre quis o programa. Era uma das minhas metas para o ensino médio”.
O programa Jovens Embaixadores tem o objetivo de valorizar e promover o fortalecimento de educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade. A iniciativa foi criada em 2002 pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América.
No Brasil, é coordenada pela Embaixada dos EUA e tem como alvo estudantes brasileiros do ensino médio na rede pública. Desde 2003, já foram 667 jovens brasileiros participantes do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as secretarias estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e empresas da iniciativa privada.
Leonardo se inscreveu para o processo seletivo com dois projetos: Latin American Community of Young Leaders, da qual é cofundador; e Wanderlust Brazilian Educational Initiative, iniciativa criada por ele junto com outras três pessoas, O estudante selecionado é o diretor de operações do projeto.
O resultado foi divulgado na última sexta-feira (7/5).
“Fiquei muito surpreso e feliz. Esse ano era a última oportunidade. Fiquei nervoso por saber que estava competindo com muita gente competente, mas quando as fases foram passando fui ficando mais confiante”, relata.
Leonardo cursa o terceiro ano no Centro de Ensino Médio 04 de Ceilândia. A paixão por idiomas é antiga. Em 2016, ele ingressou no Centro Interescolar de Línguas (CIL) da região onde mora para aprender inglês. Não parou por aí: o jovem se dedicou, mais tarde, a estudar também francês e alemão.
Seus planos para o futuro incluem cursar Relações Internacionais e Business (empreendedorismo) na faculdade, motivado pelo gosto em conhecer novas culturas e idiomas. “A longo prazo eu quero me tornar um diplomata. A curto, ainda não sei”.
O estudante chegou a participar de um curso de liderança no México, onde aprendeu mais sobre a habilidade de liderar e a ter autoconhecimento. Este último, foi fundamental para sua aprovação no Jovens Embaixadores, avalia Leonardo.
“É preciso muito autoconhecimento para o processo, onde serão feitas várias perguntas”, pontua. Para aumentar suas chances, Leonardo participou também de cursos voluntários e outras oportunidades para o aprimoramento da língua inglesa.
O Programa Jovens Embaixadores 2021 acontecerá no mês de junho. Os selecionados participarão juntos em atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e compartilhando sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades. Em razão da pandemia de Covid-19, a edição deste ano será realizada de forma virtual.