Alunas da UnB denunciam professor por assédio moral e sexual
Dossiê reúne relatos de estudantes da Comunicação que afirmam serem alvos de comentários e atitudes de abuso. Denúncias começaram com campanha nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) vai investigar um dossiê com denúncias de assédio sexual e moral contra um professor protocolado e entregue à reitoria da instituição na última sexta-feira (11/12). O documento reúne relatos de estudantes da Faculdade de Comunicação (FAC) que acusam um docente de fazer comentários e tomar atitudes consideradas abusivas. As denúncias foram reunidas pelo Centro Acadêmico de Comunicação (Cacom), que representa os alunos da universidade.
As investigações devem acontecer em sigilo.O professor denunciado, membro da cadeira de Audiovisual, não quis comentar o caso. As denúncias contra o docente começaram com uma campanha nas redes sociais. Mulheres de todo o Brasil usaram a hashtag #meuamigosecreto em sites como Facebook e Twitter para expor situações de abuso cotidianas.No caso da UnB, alunas fizeram diversos comentários relacionados ao mesmo professor. Um deles afirma que “#meuamigosecreto é professor de cinema e quando a aluna responde aos comentários misóginos, racistas, homofóbicos e bairristas que ele faz, no fim da aula quando todo mundo já saiu da sala, ele faz uso da autoridade dele como professor para ameaçá-la de reprovação”.
Outros acusam o docente de realizar atividades com intuito de ver e tocar as alunas, além de proferir comentários machistas e abusivos.