metropoles.com

Alívio no calor! DF tem previsão de mais chuva a partir desta quarta

Segundo Inmet, há tendência de chuva a partir desta quarta-feira (27/9) em áreas isoladas pelo DF, acompanhada de queda na temperatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
homem atravessando a rua com guarda-chuva - Metrópoles
1 de 1 homem atravessando a rua com guarda-chuva - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A partir desta quarta-feira (27/9), os brasilienses terão um sossego do calor com a previsão de pancadas de chuva em áreas isoladas do Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em razão da tendência de chuva, a temperatura deve cair.

A meteorologista Dayse Moraes detalhou que a previsão é de que haja pancadas de chuva na capital federal até sábado (30/9).

“São chuvas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Em alguns pontos, não é descartada a possibilidade de fortes chuvas. Consequentemente, a temperatura deve cair, com máxima ficando entre 31°C e 32°C no DF”, explicou Dayse.

A mínima do dia foi registrada no Gama, com 22º C, e a previsão é que a temperatura máxima do dia chegue a 34º C. A máxima da umidade do ar é 75%, em Águas Emendadas, e a mínima 30% para todo o DF.

Enfim, chuva

Após um longo período de seca, os brasilienses começaram a sentir, já na terça-feira (26/9), os refrescos da chuva, que resolveu dar as caras na capital. Ainda que timidamente, algumas regiões administrativas registram o início das precipitações.

Tchau, seca! Moradores do DF comemoram chegada da chuva, após estiagem

Moradores de Águas Claras, Lago Sul, Sobradinho, Samambaia, Guará e Vicente Pires relataram uma chuva, ainda fraca, mas que já aliviou um pouco o calorão. Segundo o Inmet, também choveu no Gama.

Calor

Até o momento, a maior temperatura do DF foi registrada nesse domingo (24/9), com os termômetros marcando 36,7º C. No entanto, é possível que haja um novo recorde, já que as maiores temperaturas no Distrito Federal são marcadas em outubro, geralmente.

Nessa sexta (22/9), o Inmet chegou a emitir um “alerta vermelho” para atuação de uma onda de calor que atinge o interior do país. O fenômeno atingiu o Distrito Federal e 11 estados.

O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?