Aliança Francesa promove palestras sobre imigração no Canadá
País diminuiu restrições a turistas, mas regras permanecem severas para quem pretende morar lá. Evento ocorre nesta terça e quarta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar de as exigências para visitar o Canadá terem se tornado mais brandas, as restrições para viver no país continuam tão severas quanto antes. Com o intuito de explicar parte desse processo burocrático, a Aliança Francesa de Brasília promove entre nesta terça-feira (27/10) e quarta (28) palestras gratuitas para quem pretende emigrar para o país norte-americano. O evento ocorre das 19h às 21h, na 708 Sul.
De acordo com a conselheira de imigração Alessandra Attias, o governo canadense procura chamar as pessoas mais qualificadas e com maior sorte de se integrar ao mercado de trabalho. “Interessados em estudar no Canadá têm que provar que têm condição de pagar o primeiro ano de faculdade e todas as despesas no país, além do seguro saúde, por exemplo. A papelada sai em cerca cinco semanas”, afirmou.
Para ela, mesmo tendo critérios considerados “severos” para selecionar os imigrantes, o país tem regras mais acolhedoras em comparação aos Estados Unidos. “Um visto de estudante permite trabalhar meio período, o que não é permitido na Europa e nos EUA. E quando um estudante é casado, o cônjuge também tem direito a uma permissão para trabalhar.”
Nas redes sociais, 1,4 mil pessoas disseram ter intenção de comparecer às palestras. O número mostra o interesse que brasileiros têm pelo país, disse a conselheira da empresa Focus Canadá, responsável por assistir nos processos de imigração. “Lá temos um mercado de trabalho dinâmico e, sobretudo, as pessoas pensam muito no futuro dos próprios filhos”, completou Alessandra Attias.