metropoles.com

Alerta para vendavais no DF se estende até sábado. Entenda o fenômeno

Vendavais têm relação com um anticiclone subtropical no Atlântico Sul. Definido como um sistema de alta pressão, fenômeno ocorre todo o ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
foto-frio-brasilia
1 de 1 foto-frio-brasilia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As fortes correntes de vento sentidas pelos brasilienses desde a madrugada de quinta-feira (20/7) devem durar mais do que o previsto.

Apesar do anúncio de que o alerta amarelo de perigo potencial para vendavais no Distrito Federal valeria até a tarde desta sexta-feira (21/7), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu o aviso até as 15h de sábado (22/7).

Os vendavais têm relação com o Anticiclone — ou a Alta — Subtropical do Atlântico Sul. O fenômeno, definido como um sistema de alta pressão, atua sobre a região da América do Sul durante todo o ano.

Confira abaixo como funciona:

Ciclone e anticiclone

Infográfico explica o que é um anticiclone

Infográfico explica o que é um anticiclone

Por envolver a circulação do ar em sentido anti-horário, esse sistema se caracteriza pela presença de ventos mais intensos e frios, acompanhados por baixa umidade relativa do ar, pouca nebulosidade e ar seco.

Assim como ciclones — provocados por sistemas de baixa pressão —, o fenômeno de alta pressão provoca ventanias, mas inibe a formação de nuvens de chuva.

No mês de julho, são comuns registros de migração do anticiclone subtropical do Atlântico Sul na direção Leste-Oeste, o que leva ventos do oceano para o continente, segundo explica a meteorologista do Inmet Andrea Ramos.

“Assim, o céu fica mais aberto, com poucas nuvens, e praticamente não há chuvas. Como o sistema do anticiclone se desloca ao longo do ano, ele influencia sobre diferentes regiões, em diferentes meses, mas sempre na região do Atlântico Sul”, comenta a especialista.

Orientações

A previsão no período de alerta amarelo é de que a velocidade das rajadas — correntes de vento a partir de 40 km/h — chegue a 60 km/h.

Nessa quinta-feira (20/7), na Estação Meteorológica do Gama, a velocidade máxima alcançou 53 km/h. E, na manhã desta sexta (21/7), houve registro de ventos a 46 km/h, no Paranoá.

Em caso de vendavais, a orientação do Inmet é de não se abrigar debaixo de árvores nem estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

Caso necessário, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Fim de semana

A sexta-feira (21/7) amanheceu nublada no Distrito Federal, com céu nublado, tendência de queda na temperatura e ventos fracos a moderados, com rajadas.

A umidade relativa do ar ficará entre 40% e 90%, e a tarde será de céu com muitas nuvens, que devem diminuir de densidade apenas no período da noite.

No fim de semana, os termômetros devem registrar temperatura mínima de 10°C, no sábado (22/7), e de 11°C no domingo (23/7). Nos dois dias, a umidade relativa do ar tem previsão de cair para até 30%.

Além disso, o céu deve ficar encoberto na manhã de sábado (22/7) e com muitas nuvens no domingo (23/7). A temperatura máxima tende a chegar a 24°C e 25°C, em cada um dos dias, respectivamente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?