metropoles.com

Alemães são acusados de racismo e assédio contra mulher em bar do DF

Dois alemães são acusados de dar um tapa nas nádegas de uma mulher e de chamar os amigos, que tentaram defendê-la, de macacos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Istock
1 de 1 Istock - Foto: null

Dois alemães foram parar na delegacia após serem acusados de racismo e assédio em um bar da Asa Norte, na noite da última quinta-feira (24/9). Quatro amigos estavam no local, por volta da 1h, quando uma mulher, de 23 anos, levou um tapa nas nádegas. Segundo a vítima, que preferiu não se identificar, quando virou para entender o que tinha acontecido, um estrangeiro, com um sotaque carregado, teria falado: “Desculpe, não tive escolha”.

A mulher conta que ao ouvir isso ficou ainda mais revoltada e começou a discutir com o homem, que estava acompanhado de um amigo. Nesse momento, ouviu até um pedido de desculpas, que veio junto com um “mas não me peça para não fazer com outra mulher” e “tive que bater para ver se é bom”.

Revoltados com a atitude dos homens, dois amigos da vítima ameaçaram chamar a polícia. No entanto, os estrangeiros, que nesse momento foram identificado como alemães, começaram a gritar ofensas racistas aos brasileiros que teriam descendência afrobrasileira. “Eles batiam no braço mostrando a cor e diziam: ‘Eu sou europeu, você é macaco'”, conta a mulher.

Segundo ela, mesmo depois que a polícia chegou e todos foram encaminhados para a 5ª Delegacia de Polícia, na região central, os alemães continuaram gritando macaco para os homens brasileiros. Por telefone, uma das vítimas da injúria racial, confirmou as ofensas à reportagem do Metrópoles.

A Polícia Civil confirmou o fato. No boletim de ocorrência, os crimes são classificados como importunação ofensiva ao pudor e injúria racial. Ainda de acordo com a corporação, apenas Jorg Apel, 50 anos, natural da Alemanha, foi preso. A esposa dele pagou R$ 5 mil de fiança, e o homem foi liberado na manhã do dia seguinte.

O Metrópoles tentou contato com a embaixada da Alemanha que informou que irá se pronunciar só na segunda-feira (26).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?