metropoles.com

Além do Morro da Capelinha: veja outros locais que terão Via-Sacra

Via-Sacra vai ocorrer também na Catedral de Brasília, em Brazlândia, São Sebastião e outros locais no Distrito Federal. Confira programação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
silhueta de Jesus carregando cruz contra a noite
1 de 1 silhueta de Jesus carregando cruz contra a noite - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Via-Sacra mais tradicional do Distrito Federal ocorre no Morro da Capelinha, em Planaltina. Mas não é o único local com festividades dedicadas ao feriado cristão na Semana Santa. Pessoas podem também homenagear assistir a encenações sobre a passagem bíblica em outras regiões administrativas do DF.

Em Brazlândia, por exemplo, o grupo de teatro Geração Nascente organizou um percurso de 3 quilômetros para que os fiéis possam acompanhar os últimos momentos de Cristo até a ressurreição. Desde 1976, são responsáveis pela apresentação na região administrativa. Nesta sexta-feira (7/4), o percurso terá início às 17 horas na praça da administração regional e vai ser concluído no Morro dos Milagres, na quadra 12 de Brazlândia. De acordo com a organização, ao longo de 3 quilômetros, os fiéis vão acompanhar os últimos momentos de Cristo até a ressurreição.

Na Candangolândia, a Paróquia São José do Operário preparou atividades para todos os dias do feriado. Na sexta-feira da Paixão, os fiéis poderão assistir à Via-Sacra a partir das 18 horas, na Igreja Matriz. O sábado de Aleluia (8/4) será dedicado para os fiéis que decidirem renovar sua fé com a missa da Vigília Pascal. É necessário levar velas para o momento de orações, que deve começar às 20 horas. Já no domingo de Páscoa as atividades estão voltadas para missas e batismos pela paróquia. A programação está disponível no instagram da paróquia.

Em São Sebastião, a Via-Sacra conta com a participação ativa de seus moradores atuando para que para o espetáculo religioso. Ao todo, são 150 pessoas, entre atores, artesãos, carpinteiros, costureiras, eletricistas, maquiadores, fotógrafos, cinegrafistas ajudam a contar a história. O evento tem duração prevista de 3 horas, das 18 às 21 horas e será no Morro da Bela Vista, em frente ao Parque de Exposição Agropecuário.

A Catedral de Brasília, no Eixo Monumental, também terá homenagens ao momento bíblico de redenção. A partir das 15 horas, será possível celebrar a passagem e acompanhar a Via Sacra. No sábado, a Vigília Pascal será celebrada por Dom Paulo Cezar às 20 horas. O cardeal também fará a missa de domingo às 10h30, para o feriado de Páscoa. A programação completa pode ser acessada neste link.

Além da fé cristã, a Secretaria de Turismo disponibiliza a Rota da Paz, que contempla mesquitas, santuários e templo budista. O roteiro pode ser acessado neste link.

Evento laico

Quem desejar eventos que não tenham o cunho religioso poderá assistir a peça Afinidades, do grupo de teatro Caras, no Centro Cultural Renato Russo. A esquete retrata os conflitos cotidianos de casais comuns, suas novas dinâmicas de relacionamento e discussões bem-humoradas. A peça tem 80 minutos de duração e as apresentações são sempre às 19h, de sexta a domingo.

Interessados também podem ir à exposição “A tensão” no Centro Cultural Banco do Brasil, que tem o objetivo de provocar sensações aos visitantes com o deslocamento de espaços em relação ao senso comum, como uma piscina em que o participante pode entrar vestido e um elevador de fundo infinito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?