metropoles.com

Ainda com manifestantes, Esplanada segue fechada na manhã desta sexta

Segundo a SSP-DF, a previsão é que as vias N1 e S1 – entre a Catedral e a Avenida José Sarney – sejam desobstruídas hoje

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada dos Ministérios
1 de 1 Esplanada dos Ministérios - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Esplanada dos Ministérios permanece interditada para veículos na manhã desta sexta-feira (10/9), três dias após o feriado de 7 de Setembro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a previsão é de que as vias N1 e S1 – entre a Catedral e a Avenida José Sarney – sejam desobstruídas ainda hoje.

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) divulgar nota nessa quinta-feira (9/9) dizendo que não teve “intenção de agredir quaisquer dos Poderes”, os apoiadores do governo que invadiram a Esplanada dos Ministérios começaram a voltar para casa. No fim da tarde, cerca de 17 caminhões, um motorhome e um ônibus deixaram o ponto de ocupação. Porém, na manhã desta sexta, ainda há manifestantes na região.

O acesso à Praça dos Três Poderes segue restrito. As alternativas são as vias S2 e N2.

Os manifestantes estão na Esplanada desde o Dia da Independência, feriado nacional comemorado em 7 de setembro. Na data, um ato em apoio ao presidente Jair Bolsonaro ocorreu e contou com pessoas de diversas partes do Brasil.

As principais reivindicações dos manifestantes foram a adoção do voto impresso e a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo estimativas extraoficiais, 400 mil pessoas passaram pela Esplanada durante os atos.

4 imagens
Manifestantes permanecem no local
Esplanada ficou fechada para veículos durante o feriado de 7 de Setembro
Esplanada após manifestações de 7 de setembro de 2021
1 de 4

Local volta a ser interditado neste domingo (12/9)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Manifestantes permanecem no local

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Esplanada ficou fechada para veículos durante o feriado de 7 de Setembro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Esplanada após manifestações de 7 de setembro de 2021

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputados cobram ação do MPDFT

Deputados distritais cobram a saída dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) da Esplanada. Os parlamentares enviaram a solicitação por ofício para o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nessa quinta. Segundo os parlamentares, os manifestantes reivindicam medidas extremas, que colocam em risco o estado democrático de direito e suas instituições. Para os deputados, os movimentos também colocam ferem o direito de ir e vir da população.

O ofício é endereçado à procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa. No documento, os políticos do DF demostram preocupação com a possibilidade de prolongamento da permanência dos grupos no centro de Brasília. Eles ainda lembram que há previsão de manifestações de grupos contrários ao presidente Bolsonaro no domingo (12/9). Ou seja, a permanência poderá culminar em cenas de violência entre os grupos antagônicos.

“Brasília não é um quintal de bolsonaristas. O Patrimônio Cultural da Humanidade e seus habitantes precisam ser respeitados. Cabe às autoridades assegurar esse respeito”, afirmou a deputada Arlete Sampaio (PT), uma das signatárias do ofício. O documento também é assinado por Leandro Grass (Rede) e Fábio Felix (PSol).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?