Águas Claras: filho cobra GDF após mãe idosa se machucar em calçada
Mulher de 78 anos levou tropeção próximo ao balão da Avenida Pau Brasil e fraturou os dois braços. Ela terá de passar por cirurgia
atualizado
Compartilhar notícia
Uma idosa de 78 anos quebrou os dois braços após cair em uma calçada de Águas Claras na última quarta-feira (02/10/2019). A queda ocorreu próximo ao balão da Avenida Pau Brasil. Em um vídeo gravado, o filho da mulher conta como tudo ocorreu. Segundo ele, o trecho é cheio de desníveis e buracos.
Identificada como Maria, a senhora tropeçou no local e caiu na pista. Após ser socorrida por pessoas que passavam pelo local e chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher foi encaminhada a um hospital particular.
Já na unidade de saúde, o filho da idosa fez uma filmagem pedindo providências ao Governo do Distrito Federal (GDF). O vídeo foi publicado na página oficial da Associação de Moradores e Amigos de Águas Claras, no Facebook.
Assista à gravação:
“Sou morador de Águas Claras e minha mãe também. Essa senhora de 78 anos fraturou os dois braços e sofreu várias escoriações no rosto porque ela estava caminhando perto do balão na Avenida Pau Brasil, quando tropeçou em um pedaço de calçada e caiu na pista. Ela bateu com a cabeça em um carro e teve que ser socorrida pelo Samu. Agora, estamos no hospital aguardando uma cirurgia”, relatou.
E ele prossegue: “Nós queremos saber qual é a providência que o governo vai tomar em relação às más condições de calçamento em Águas Claras, especialmente a região que citei. Será que vai ser necessário outras pessoas serem acometidas da mesma forma que a minha mãe foi? Nós esperamos e queremos uma resposta do governo”.
O outro lado
Por meio de nota, a Administração Regional de Águas Claras informou que a calçada onde ocorreu o acidente é de responsabilidade do proprietário do lote que fica ao lado, que já foi notificado pelo DF Legal. Destaca ainda que, desde o começo do ano, responsáveis por 600 terrenos, condomínios e prédios foram acionados para que adequem os espaços irregulares de passagem dos pedestres. “Conforme a Lei nº 6.138/2018, Código de Obra e Edificações do DF, é da competência do proprietário executar as calçadas em frente a seus lotes”, destacou o órgão.
A administração informou ainda que R$ 1,3 milhão foi disponibilizado, por meio de emendas, para a manutenção, construção e revitalização das calçadas de responsabilidade do órgão na região administrativa. “Parte deste recurso já está sendo executado pela Novacap, inclusive na própria Avenida Pau Brasil”, destacou.