metropoles.com

Agora é possível agendar emissão de identidade no Na Hora

É preciso ligar para o 156. Solicitação do documento nas unidades segue disponível por ordem de chegada, com limitação de senhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Na hora
1 de 1 Na hora - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A partir desta segunda-feira (11/4), as seis unidades do Na Hora ganham a opção de agendamento para solicitar carteira de identidade, em primeira ou segunda via. Com isso, será possível reduzir o tempo de espera, proporcionando maior conforto à população. Os interessados poderão marcar o horário e a unidade de preferência pelo telefone 156.

Os postos do Na Hora continuam oferecendo o serviço pessoalmente, por ordem de chegada — e limite diário na distribuição de senhas. Além disso, o documento segue sendo emitido em nove delegacias da Polícia Civil.

De janeiro a março deste ano, as seis unidades do Na Hora — Ceilândia, Gama, Riacho Fundo I, Rodoviária, Sobradinho e Taguatinga — emitiram 38.310 carteiras de identidade. No mesmo período de 2015, foram 45.115. Ao longo de todo o ano passado, foram emitidas 216.609 cédulas. Setenta por cento, ou 150.243, foram expedidas pelo Na Hora. Os 30% restantes, pelas delegacias.

Agência Brasília

De acordo com o subsecretário de Modernização e Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Justiça e Cidadania, Saulo Diniz, o agendamento é uma opção para evitar a formação de longas filas no Na Hora, principalmente no começo do ano. “Além do período de férias, que aumenta a procura pela segunda via do documento, recebemos muitas pessoas do Entorno, porque o serviço no DF é mais rápido do que em Goiás”, explica.

Diniz estima que 30% da procura venha de fora. O prazo para emissão aqui é de 4 dias úteis, enquanto esse tempo sobe para 15 dias úteis em Goiânia e 30 dias em algumas cidades do interior do estado vizinho.

De início, apenas um guichê em cada unidade será destinado para o agendamento — os demais atenderão quem aguarda na fila. A capacidade para atendimento com horário marcado será de 60 senhas eletrônicas por dia de semana na Rodoviária do Plano Piloto e 30 aos sábados. Nos demais postos, serão 30 de segunda a sexta e 15 aos sábados.

As marcações ocorrerão com intervalo de 20 minutos entre cada uma. A ideia é que, com o aumento na procura, mais atendentes sejam direcionados, e esse tempo fique menor.

Documentação
Para emitir a identidade pela primeira vez ou nas outras que se fizerem necessárias, a documentação obrigatória é a mesma. Brasileiros natos têm de apresentar certidão de nascimento e, se for o caso, de casamento (exigência feita também a viúvos, separados judicialmente ou divorciados). Os naturalizados devem levar certificado de naturalização.

Para os portugueses, pede-se o certificado de igualdade de direitos e deveres. Deve-se apresentar via original ou cópia autenticada em cartório.

O requerente não precisa mais levar fotografia. Agora, ela é tirada pelo próprio sistema, no momento da identificação. Podem constar da carteira os números do cadastro de pessoas físicas (CPF); dos Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); além do título de eleitor.

A primeira via é gratuita. Para as outras, é preciso pagar R$ 42. Estão isentas pessoas com deficiência, as que tiveram o documento roubado e, uma única vez, as com renda mensal inferior a um salário mínimo.

Além desses casos, não pagam os idosos, quando se tratar de primeira via com a expressão “maior de 65 anos”, e aqueles que pedirem a emissão da cédula com a inscrição “validade técnica das impressões digitais — 1 ano”. Se a carteira for expedida com erro de transcrição de dados ou digitação, também não será cobrada a taxa.

Agendamento
É preciso ligar no 156, opção 9 e, em seguida, teclar 4. Depois, é só informar ao servidor em qual posto do Na Hora deseja agendar a emissão da carteira. O atendente informará local, data e horário e o número do protocolo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?