Agendamento para vacinação de forças de segurança abre nesta 2ª no DF
Marcação começa às 9h. Nesta etapa, serão 929 vagas destinadas exclusivamente para esses servidores públicos
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abre, às 9h desta segunda-feira (26/4), o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para os profissionais das forças da Segurança Pública. Nesta etapa, serão 929 vagas destinadas exclusivamente para esses servidores públicos.
A imunização dos profissionais das forças de segurança abrange policiais militares, civis e federais; agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF), militares do Corpo de Bombeiros e forças que apoiam o cumprimento do decreto das medidas restritivas do Governo do Distrito Federal (GDF).
Segundo a SES-DF, ainda não há previsão para reabertura do agendamento para os profissionais de saúde.
A lista com nome e CPF dos contemplados nesta fase foi enviada à Saúde. Para marcar dia, local e horário da vacinação, os profissionais devem acessar a página vacina.saude.df.gov.br. Há três pontos de vacinação na modalidade drive-thru para esse público: Parque da Cidade (estacionamento 13); Shopping Iguatemi, no Lago Norte; e Faculdade Unieuro, em Águas Claras. As doses serão aplicadas na terça (27/4) e na quarta-feira (28/4).
Segundo a Secretaria de Saúde, para contemplar os profissionais mais expostos à Covid-19, “a vacinação ocorrerá de forma escalonada e proporcional, direcionando exclusivamente os seguintes trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, ordenados por prioridade: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.”
“Os demais trabalhadores das forças de segurança pública e das Forças Armadas, que não se enquadram nas atividades descritas acima, serão vacinados de acordo com o andamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19”, pontuou a pasta.
Vacinação de prioritários
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 62 e 63 anos na sexta-feira (23/4) e teve alta procura. Nesse sábado (24/4), a movimentação seguiu grande em alguns pontos de vacinação. No domingo, com apenas sete postos funcionando, as filas também foram extensas. À noite, a Secretaria de Saúde informou que, em três dias, 24.357 pessoas com 62 anos ou mais foram vacinadas no DF.
Essa faixa etária engloba cerca de 45.021 brasilienses. A imunização prossegue na semana, das 9h às 17h. Quem tem idade acima de 62 anos e ainda não recebeu a proteção contra a doença também pode procurar os postos para ser vacinado.