Agendamento para pessoas a partir de 53 anos já está aberto no DF
Esse público começa a se vacinar na próxima segunda-feira (14/6) no Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Pessoas com idade a partir de 53 anos sem comorbidades já podem agendar a vacinação contra Covid-19, desde às 14h desta sexta-feira (11/6), no Distrito Federal. Aqueles com 58 e 59 anos, para quem o agendamento estava suspenso, também voltam marcar a data da imunização.
Serão destinadas 114 mil doses para atender esse público. O agendamento deve ser feito no site vacina.saude.df.gov.br. Na página, é possível escolher a data, local e horário para ser atendido.
Estava previsto para começar nesta tarde o agendamento de pessoas com 55, 56 e 57 anos no DF. Na manhã desta sexta, porém, o governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou à coluna Grande Angular a ampliação do público para pessoas com 53 anos ou mais. A vacinação deste público começará na próxima segunda-feira (14/6).
A Secretaria de Saúde também anunciou a destinação de mais doses de vacinas para outros grupos prioritários. Serão vacinados entre 14 e 18 de junho:
- Profissionais do Ministério da Saúde (500 doses);
- Profissionais da Anvisa (256 doses);
- Profissionais da Educação (34 mil doses da vacina Janssen);
- Aeroportuários (mil doses);
- Rodoviários (5 mil doses);
- Profissionais da Assistência Social (500 doses);
- Profissionais do DER (200 doses);
- População em situação de rua (2 mil doses da vacina Janssen);
- Forças Armadas (3,6 mil doses);
- Pessoas com comorbidades (10 mil doses);
- Pessoas sem cadastro no BPC (5 mil doses).
A vacinação para os profissionais listados acima ocorrerá por relação nominal, enviada pelos órgãos ou entidades representativas, e em pontos específicos. Pessoas com deficiência sem cadastro no BPC devem agendar atendimento. Quem vive em situação de rua será vacinado pelas equipes do Consultório de Rua da Secretaria de Saúde.
Cobertura vacinal
A cobertura vacinal da primeira dose entre as faixas etárias ultrapassa 100% em pessoas com 70 anos ou mais. Isso ocorre devido a pessoas de outras unidades da Federação que buscaram imunização no DF e que não estavam previstas dentro da estimativa populacional. Com o reforço, a cobertura passa de 100% em pessoas com 75 anos ou mais e chega a 98,49% em quem tem de 70 a 74 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde, a baixa cobertura da segunda dose entre pessoas com 60 a 64 anos ocorre porque muitos integrantes desse grupo receberam a vacina AstraZeneca ou Pfizer/BioNTech, cujo intervalo de aplicação é de 90 dias. Ou seja, ainda estão no prazo.