Agefis retoma derrubada no Parque Ezechias Heringer, no Guará
Nesta segunda-feira (3/7), houve confusão e duas pessoas foram presas. Área é de proteção ambiental, segundo GDF
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência de Fiscalização (Agefis) retomou nesta segunda-feira (3/7) a operação de derrubada de construções irregulares em áreas públicas no Parque Ecológico Ezechias Heringer, no Guará. A ação dá prosseguimento à desocupação de 9 de janeiro deste ano.
Segundo a Polícia Militar, houve confusão no início da operação. Duas pessoas foram presas. O efetivo policial conta com cerca de 29 policiais, além do apoio de unidades especializadas como o Batalhão de Choque, a Patamo e a cavalaria montada.
Segundo o GDF, o Parque no Guará é área de proteção ambiental. Nesta etapa, 66 casas que ocupam irregularmente o local, conhecido como Favelinha, são alvo da retomada. Uma chácara de criação de pássaros também está incluída na ação.Trata-se de área de proteção ambiental e de fundamental importância para a conservação do ecossistema. Isso porque o parque Ezechias Heringer e a Reserva Biológica do Guará têm ocorrência de orquídeas nativas.
As famílias foram notificadas em abril deste ano. Elas recorreram da decisão e tiveram o recurso negado na semana passada. Do total, 11 ocupantes obtiveram liminar e não terão as construções afetadas.
A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos catalogou quem tem direito a benefícios do governo de Brasília e, desde abril, já paga os auxílios. No entanto, os recursos não foram retirados das contas por orientação de advogados. (Com informações da Agência Brasília)