Agefis interdita obra irregular em prédio habitado de Vicente Pires
Operação ocorreu na manhã desta quinta-feira (4/1). Donos do edifício acumulam multas no valor de R$ 130 mil
atualizado
Compartilhar notícia
A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) lacrou um edifício de oito pavimentos em Vicente Pires na manhã desta quinta-feira (4/1). A interdição ocorreu na Colônia Agrícola Samambaia, rua 03, chácara 81, lote 01.
O prédio, que está habitado, foi parcialmente fechado para evitar a construção de mais andares. Segundo a Agefis, a obra havia sido embargada e interditada, além da intimação para os donos demolirem o edifício. Eles, inclusive, foram multados 26 vezes, o que resulta um débito acumulado de R$ 130 mil.
Em dezembro, um levantamento da Defesa Civil identificou 296 edificações na região que apresentam comprometimento nas estruturas. São falhas provocadas, principalmente, por projetos mal-elaborados, uso de materiais de baixa qualidade, ausência de profissionais habilitados e erros na execução das obras. O estudo, feito nos últimos três anos, mapeou a existência de, pelo menos, 700 construções em andamento na cidade, em diversos estágios.
Os dados e o desabamento de um prédio de seis andares, em outubro, que deixou uma pessoa morta, motivaram a criação de uma força-tarefa para atuar na região administrativa. As operações de fiscalização começaram em novembro e continuam em 2018.