metropoles.com

Agefis encerra desocupação em área pública de São Sebastião

Ao todo, 70 edificações, seis bases e seis postes foram removidos desde terça-feira (12/1) do loteamento irregular em Capão Comprido. Trabalhos foram finalizados nesta sexta (15)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriel Jabur/Agência Brasília
são sebastião derrubadas
1 de 1 são sebastião derrubadas - Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Acabou, nesta sexta-feira (15/1), a operação para retirar as construções irregulares em São Sebastião, no Núcleo Rural Capão Comprido. Apenas hoje, a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) removeu 47 edificações, duas bases instaladas irregularmente e seis postes de luz, concluindo os trabalhos. A agência informa que a operação foi pacífica.

O balanço das remoções incluiu 70 moradias, seis bases e os seis postes — duas edificações e seis bases a mais do que o previsto. De acordo com a Agefis, isso ocorreu porque elas foram construídas entre as notificações e as desocupações — um prazo de 15 dias.

Os trabalhos tiveram início na terça-feira (12) com a retirada de três portas e janelas de uma moradia. Na quarta (13), foram 14 edificações e duas bases; seguido por 19 moradias e duas bases na quinta-feira (15).

Grilagem
De acordo com a Agefis, os barracos começaram a ser erguidos no primeiro semestre de 2015. O local é fruto de loteamento feito por grileiros e fica próximo de onde ocorre a encenação da via-sacra na região. Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a área é de risco, e o solo, propício a erosões.

Cento e sessenta e três servidores da Agefis e de outros 13 órgãos do Executivo participam da ação desta sexta-feira: a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, a Companhia Energética de Brasília, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil, o Corpo de Bombeiros, o Departamento de Estradas de Rodagem, o Departamento de Trânsito do DF, o Ibram e as Polícia Civil e Polícia Militar.

Também estiveram na operação as Secretarias da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; a de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude; a do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
No ano passado, o governo de Brasília promoveu desocupações no Sol Nascente, em Ceilândia; em Vicente Pires e na orla do Lago Paranoá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?