Agefis derruba obras irregulares em área próxima à Floresta Nacional
Ação deve remover ao menos 50 construçõess, entre muros e edificações, de terreno às margens da Via Estrutural
atualizado
Compartilhar notícia
Agentes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) iniciaram na manhã desta terça-feira (26/1) uma ação para remover obras irregulares de uma área nas proximidades da Floresta Nacional, chamado de Condomínio Cooperville, localizado na DF-001, entre Taguatinga e Brazlândia.
O terreno com cerca de 170 mil metros quadrados pertence à Terracap e, por isso, os responsáveis pelos lotes não precisam ser notificados previamente, conforme determinações da Agefis. As cerca de 50 obras vistoriadas já formavam a estrutura do condomínio. Até uma pequena guarita havia no local. As irregularidades foram identificados pelas equipes de monitoramento da agência por meio de imagens de satélite.O local, às margens da Via Estrutural, é um corredor ecológico entre duas unidades federais de conservação ambiental — o Parque Nacional e a Floresta Nacional de Brasília — usado por animais para passar de um lugar para o outro, segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
A derrubada estava prevista para terminar ainda nesta terça, mas os agentes encontraram mais obras do que previam, cerca de 50, e a ação pode durar até sexta (29). Segundo representantes da Agefis, não houve conflito no local. Mesmo assim, 170 policiais militares acompanham a atividade.