Aeroporto de Brasília retoma voos para Portugal e amplia ao Panamá
Suspensão das viagens direta a Lisboa havia sido decretada em fevereiro, devido o agravamento da Covid-19 no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Suspensos em fevereiro devido ao agravamento de casos da Covid-19, os voos diretos do Aeroporto Internacional de Brasília para Portugal serão retomados a partir de quarta-feira (21/4). Além disso, as viagens para o Panamá serão ampliadas. As informações foram divulgadas pela Inframerica, responsável pela administração do terminal aéreo.
Os voos para Lisboa são operados pela companhia aérea TAP Air Portugal. A retomada das rotas ocorre após o governo português autorizar a entrada de brasileiros no país em casos essenciais. Agora, as viagens voltam a ser realizadas com duas frequências semanais, chegadas nas terças e sábados, às 5h e partidas quartas e domingos, às 21h30.
No entanto, os passageiros deverão apresentar teste negativo para Covid-19, feito em até 72 horas antes do voo, e, ao chegar em terras lusitanas, cumprir quarentena de 14 dias.
Ampliação
Já sobre o destino Panamá, a Copa Airlines anunciou a ampliação de duas viagens semanais para três. Dessa forma, os voos chegam em Brasília as segundas, sextas e sábados às 23h45. E partem da capital federal as terças, sábados e domingos, às 2h30.
Por conta da pandemia, a empresa chegou a ficar oito meses sem operar no terminal brasiliense, mas em outubro retomou os voos.
Protocolos sanitários
De acordo com a Inframerica, administradora do aeroporto, diversas medidas preventivas contra a Covid-19 vêm sendo tomadas, o que se intensificará com a reabertura da área internacional.
O espaço recebeu a sinalização necessária para manter o distanciamento social, estações de álcool gel foram distribuídos em todo o percurso do passageiro e os bombeiros civis da concessionária vão medir a temperatura de quem embarca e desembarca em Brasília.
Os produtos sanitários utilizados para limpeza do aeroporto são os mesmo aplicados em unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) de hospitais.
Cabe ressaltar, ainda, que a utilização de máscaras nas aeronaves é obrigatória. O não uso pode acarretar em impedimento do passageiro de embarcar no voo.