Aeroporto de Brasília espera mais combustível para o feriadão
Nesta quarta-feira (30/5), não chegou nenhum carregamento de Querosene de Aviação ao terminal do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Os estoques de Querosene de Aviação (QAV) no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek estão em 45% nesta quarta-feira (30/5). E o terminal ainda não recebeu nenhum caminhão-tanque. Se o carregamento de combustível não ocorrer, pode haver cancelamentos de voos durante o feriado de Corpus Christi.
Segundo a Inframerica, administradora do Aeroporto de Brasília, a chegada de 19 caminhões na tarde de terça (29) foi essencial para manter o local funcionando. “Todavia, o terminal ainda depende da chegada contínua dos caminhões que transportam combustível”, destacou a empresa, em nota.Há previsão de chegada de um novo comboio de caminhões-tanque na tarde desta quarta (30), véspera de feriado. Conforme informou a Inframerica, o aeroporto precisa de pelo menos 20 caminhões por dia para que volte a operar normalmente.
Diante da situação, estão mantidos o contingenciamento e o uso inteligente dos estoques disponíveis. “Isso significa dizer que a concessionária está racionalizando o consumo de QAV pelas companhias, prevendo sempre a segurança da aviação civil”, assinalou a Inframerica.
Até as 12h desta quarta-feira (30), véspera de feriado de Corpus Christi, não foram registrados cancelamentos associados ao problema do abastecimento. No total, foram 158 pousos e decolagens nesta quarta e apenas três atrasos.
Devido à crise de abastecimento no país, a Inframerica informa que não vai estimular a movimentação no feriado. Mesmo assim, as operações estão garantidas.