Aeroporto de Brasília espera fluxo de 1,3 mi de passageiros neste mês
Estimativa é de que esta 6ª feira será a data mais movimentada do mês, com 315 pousos e decolagens, além de fluxo de 45 mil passageiros
atualizado
Compartilhar notícia
O Aeroporto Internacional de Brasília se prepara para o provável aumento no fluxo de passageiros típico desta época do ano, de férias escolares e festividades. Neste mês, o movimento esperado pela concessionária Inframerica, administradora do terminal aéreo, é de aproximadamente 1,3 milhão de pessoas. Para atender à alta na demanda, houve inclusão de 109 voos extras nas rotas, além dos 8,7 mil pousos e decolagens previstos.
Cidades litorâneas ficaram entre os destinos mais procurados por quem tem viagem marcada para o período. No Nordeste, Salvador e Recife se destacaram; Rio de Janeiro e Belo Horizonte também estão em posição de destaca na escolha dos passageiros; já São Paulo lidera na quantidade de voos marcados.
A alta temporada de verão também movimentará a área internacional do aeroporto. Há 58 mil embarques e desembarques estimados, em 370 pousos e decolagens marcados. De Brasília, é possível voar diretamente para Lisboa (Portugal), Miami (EUA), Orlando (EUA), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Cidade do Panamá (Panamá).
Brasília é considerada ponto estratégico, segundo a Inframerica, tanto para viagens nacionais quanto internacionais. As estimativas indicam esta sexta-feira (8/12) como a data mais movimentada do mês: há 315 pousos e decolagens previstos, além de fluxo aproximado de 45 mil pessoas no terminal da capital do país.
As outras datas de destaque estão perto do Natal e do Ano-Novo. Em 21 e 22 de dezembro, espera-se fluxo de cerca de 42 mil pessoas em cada um dos dias, com movimentação intensa das 6h às 10h e das 18h às 22h. A quantidade é a mesma prevista para 28 e 29 deste mês.
Em relação ao mesmo período de 2022, há previsão de leve alta, de 1,1%, no fluxo de passageiros. Contudo, os números são 16% menores que os verificados na mesma época de 2019, antes da pandemia.
Em preparação para receber esse público, as equipes e a segurança do terminal serão reforçadas. “Estamos cientes da importância deste período para nossos passageiros e comprometidos em oferecer uma experiência aeroportuária de qualidade durante a temporada de verão”, afirmou Rogério Coimbra, diretor Comercial e de Assuntos Corporativos da Inframerica.