metropoles.com

Advogados votam para escolher novo comando da OAB-DF

Quatro chapas estão na disputa pela Seccional do Distrito Federal. Pleito segue ao longo do dia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ana Luíza Vinhote/Metrópoles
eleição oab
1 de 1 eleição oab - Foto: Ana Luíza Vinhote/Metrópoles

A eleição para o próximo comando da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) começou às 9h desta quinta-feira (29/11). A movimentação é grande no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde estão as urnas. Os advogados têm formado filas ao longo do dia para votar em uma das quatro chapas existentes.

A chapa da situação, que conta com o apoio do atual mandatário da Ordem, Juliano Costa Couto, e do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB), é capitaneada pelo tributarista Jacques Veloso. O principal antagonista é o criminalista Délio Lins e Silva Júnior. Fora da polarização estão Max Telesca e Renata Amaral.

As chapas contam com mais de cem inscritos. Além do comando da entidade, são eleitos os presidentes das subseções e conselheiros federais. De acordo com a OAB-DF, mais de 30 mil advogados estão aptos a participar do pleito.

Ex-presidente da entidade, Ibaneis chegou às 13h para votar. Recebido por gritos de apoiadores, o emedebista disse que o candidato que ganhar terá nele um parceiro para solucionar os problemas da advocacia e do DF. “Quem vencer vai defender o interesse público”, destacou.

O governador eleito também destacou a importância do voto. “A Ordem é um grande instrumento de transformação da cidade. A advocacia é a profissão que representa a cidadania. Esse momento é de alegria onde todos os colegas se encontram com muito respeito.”

Disputa
Votando pela primeira vez, Marisangêla Cesário, 41 anos, disse que a escolha para a presidência da Ordem não é fácil. “Confesso que até agora não tenho certeza. Parece mais uma disputa de governo”, disse a moradora de Taguatinga.

Jesemi Moura, 67 anos, é advogado há 20 anos e desde então participa das votações da Ordem. “Temos que exercer o nosso direito. Até para ter uma mudança, quando é necessário”, comentou ele, que veio de Luziânia. Para Jesemi, as eleições deste ano estão tranquilas. “Em outros anos, a disputa estava mais acirrada.”

Logo pela manhã, a fila de advogados chegava perto do Eixo Monumental (veja o vídeo acima). No decorrer do dia, o número de presentes diminuiu, mas o fluxo continuou intenso. As urnas foram fechadas às 17h. A apuração será iniciada às 19h.

Com mais de 40 mil inscritos, a entidade conta com orçamento anual de cerca de R$ 29 milhões, de acordo com o balanço financeiro de 2017 divulgado pelo órgão. Além de regular a profissão e defender os interesses de advogados, a OAB-DF atua na defesa da sociedade civil e na fiscalização dos governantes.

 

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?