metropoles.com

Advogado preso pela PCDF tem 29 indiciamentos e 3 condenações

Mesmo com crimes graves como extorsão, grilagem de terras, estelionato e uso de documento falso, o defensor ostenvava carteira da OAB ativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Advogado preso pela PCDF
1 de 1 Advogado preso pela PCDF - Foto: null

O advogado preso por policiais da 38ª Delegacia de Polícia (Vicente Pires) durante a operação Asa Branca impressiona por ostentar uma extensa ficha criminal. Jaime Henrique Caetano Ferreira tem 29 indiciamentos e três condenações pelos mais diversos delitos.

No último, acabou detido na ação que desarticulou um esquema de agiotagem instalado em um condomínio de Vicente Pires. Durante a abordagem policial, foram apreendidos veículos de luxo, como dois Porshes e uma Mercedes.

De acordo com as apurações, mesmo com crimes graves, a exemplo de extorsão, grilagem de terras, estelionatos, furtos e uso de documento falso, Ferreira mantinha ativa sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional DF (OAB-DF). O Metrópoles entrou em contato com o Conselho de Ética da Ordem para saber se o advogado era alvo de sindicância e aguarda resposta da entidade.

Das três condenações que constam no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) contra o advogado, existe uma por corrupção ativa, onde a pena já foi extinta. Outras duas são por dano ambiental e estelionato, faltando três anos e seis meses para serem cumpridas em regime semiaberto.

 

3 imagens
Carros apreendidos em operaçao contra agiota no DF
Entre os carros, estão dois Porshes e uma Mercedes
1 de 3

Carros de luxo foram apreendidos pela PCDF em ação contra agiota em Vicente Pires

PCDF/Divulgação
2 de 3

Carros apreendidos em operaçao contra agiota no DF

PCDF/Divulgação
3 de 3

Entre os carros, estão dois Porshes e uma Mercedes

PCDF/Divulgação
Operação Asa Branca

A operação investiga a informação de que um morador do local guardava, em um galpão, diversos veículos obtidos como garantia dos empréstimos que fazia. O homem, identificado como João Thiago de Sousa Matos, de 37 anos, não estava no imóvel. Porém, no galpão existente em sua casa, havia nove automóveis e um barco, sendo que um dos veículos constava como roubado.

Em buscas realizadas na residência, os agentes e delegados apreenderam diversos documentos. Em conversa telefônica com algumas das vítimas, elas confirmaram que tinham deixado seus automóveis como garantia do pagamento dos valores emprestados a juros. Para cada crime praticado, o agiota está sujeito à pena de seis meses a dois anos de detenção.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?