metropoles.com

Advogado de motorista que matou ciclista é alvo de protesto: “Vale tudo por dinheiro?

Adeison de Jesus Souza, 35 anos, se apresentou na 17ª DP na tarde desta sexta-feira (3/1). Crime ocorreu em 1º de janeiro na BR-070

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
hb20 carro atropelamento ciclista br-070 6
1 de 1 hb20 carro atropelamento ciclista br-070 6 - Foto: Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)

O advogado Ricardo Costa, responsável pela defesa de Adeison de Jesus Souza, 35 anos, foi alvo de protestos nesta sexta-feira (3/1), ao acompanhar o depoimento de seu cliente na 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte). Adeison é investigado pelo atropelamento e morte do ciclista e farmacêutico Tiago Gonçalves de Oliveira, 38, no acostamento da BR-070, na última quarta-feira (1º/1).

Familiares da vítima chamaram o advogado de “assassino” e questionaram sua postura: “Vale tudo por dinheiro?”. Durante o tumulto, Ricardo Costa alegou que Adeison parou para prestar socorro após o atropelamento, mas decidiu deixar o local por medo de ser linchado, já que outras pessoas estariam auxiliando a vítima.

Parentes de Tiago contestaram essa versão, afirmando que o motorista fugiu sem oferecer ajuda. Segundo Mariana Gonçalves Soares, prima da vítima, a sensação é de impunidade.

Atropelamento e investigação

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que o Hyundai HB20 branco, conduzido por Adeison, invade o acostamento da BR-070 e atinge Tiago, que pedalava pela via. O ciclista foi reanimado por 53 minutos pelos bombeiros e levado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na quinta-feira (2/1).

Vídeo obtido pela reportagem mostra o momento em que um HB 20 branco invade o acostamento da BR-070, na altura de Taguatinga Norte, e atinge o ciclista.

Adeison se apresentou à 17ª DP dois dias após o atropelamento. O delegado-chefe Mauro Aguiar informou que ele será indiciado por homicídio doloso com dolo eventual, por dirigir em alta velocidade e invadir o acostamento, sem dar chance de defesa à vítima. Além disso, um amigo de Adeison foi preso por esconder o veículo envolvido no acidente em uma casa em Águas Lindas (GO).

O carro, um HB20 branco, foi localizado coberto por uma lona e ainda apresentava marcas de sangue e avarias do impacto. O veículo foi enviado para a Delegacia de Polícia Especializada (DPE) para continuidade da perícia.

6 imagens
1 de 6

PMGO/Divulgação
2 de 6

Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
3 de 6

Kebec Nogueira/Metrópoles (@kebecfotografo)
4 de 6

PMGO/Divulgação
5 de 6

PMGO/Divulgação
6 de 6

PMGO/Divulgação

Homenagens à vítima

Tiago Gonçalves de Oliveira era farmacêutico e proprietário de uma drogaria em Taguatinga. Amigos e colegas lamentaram sua morte nas redes sociais, destacando sua dedicação e otimismo.

“Tão jovem… foi um aluno querido, que marcou sua presença em sala de aula pelo otimismo e vontade de viver”, disse outra profissional de Farmácia.

O Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal também emitiu nota de pesar, solidarizando-se com os familiares e amigos da vítima.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?