metropoles.com

Adasa suspende reajuste de 2,99% na tarifa de água

Aumento deveria entrar em vigor no próximo dia 1º. A Caesb está sendo notificada para se manifestar sobre o assunto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Torneira água goteira Caesb
1 de 1 Torneira água goteira Caesb - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) suspendeu, nesta sexta-feira (11/5), o reajuste de 2,99% na tarifa de água previsto para entrar em vigor no próximo dia 1º. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) está sendo notificada a fim de que a estatal se manifeste a respeito do assunto.

No último dia 2, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) questionou o aumento e determinou que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) pedisse à Adasa para barrar a correção.

O diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles, concedeu efeito suspensivo ao recurso interposto pela PGDF até que a diretoria colegiada da agência decida sobre o mérito do processo.

A Caesb pediu reajuste de 10,47% nas tarifas sob a alegação de recompor as perdas da empresa em função da queda de arrecadação por conta do rodízio de água na capital do país. A companhia assegura ter registrado diminuição de 34,8 milhões de metros cúbicos no consumo do recurso hídrico em 2016 e 2017, o que teria representado um impacto negativo de R$ 155,7 milhões em sua receita.

Além da queda da receita, a empresa teve aumento de gastos com o racionamento, uma vez que precisa fazer ajustes diários no sistema para desligar e religar os registros, e isso mobiliza grande parte de sua mão de obra. A Adasa, entretanto, só autorizou o índice de 2,99%.

Conforme informou a Caesb ao Metrópoles, por meio de nota, “o reajuste anual é previsto em contrato e a companhia executa tarifa autorizada pela Adasa”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?