metropoles.com

Adasa contesta liminar da Justiça que suspendeu tarifa extra da água

Durante o período de escassez, o custo pelo abastecimento ficaria 40% maior para os consumidores residenciais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Torneira água goteira Caesb
1 de 1 Torneira água goteira Caesb - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Serviço Jurídico da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) recorreu da decisão que suspendeu a cobrança da tarifa de contingência dos consumidores brasilienses. Conforme a Resolução 17 do órgão, durante o período de escassez, para estimular a redução no consumo e em função da ameaça de desabastecimento, o custo da conta ficaria até 40% maior.

Na semana passada, em resposta a pedido de antecipação de tutela da Defensoria Pública, a Justiça determinou a suspensão da cobrança pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). Os fundamentos para o pedido seriam desvio de finalidade, ausência de demonstração dos custos adicionais e de desequilíbrio financeiro da empresa e elevação sem justa causa do preço.

Já havia uma decisão anterior limitando a tarifa extra a 20%, independentemente do perfil do usuário, se comercial, industrial ou residencial.

Na contestação da Adasa consta a justificativa de que, no Distrito Federal, a tarifa extra reduziria o consumo e que, “com essa economia, poder-se-ia prolongar a disponibilidade dos reservatórios até o período mais chuvoso do ano, que, de fato, ainda não se faz presente”.

A Adasa recorreu da decisão na condição de agente regulador, que estabelece os valores das tarifas praticadas pela concessionária, e busca o que, conforme o Novo Código Penal, seria uma antecipação de tutela de urgência.

Conforme cálculos da agência, o cliente da Caesb que conseguir a economia de 15% no consumo d’água trará vantagem para si mesmo, porque, ainda que a tarifa de contingência esteja em vigor, sua conta de água ficará mais barata que antes. O consumo racional, defende o órgão, também beneficiará toda sociedade porque possibilitará que os reservatórios estejam com a maior carga possível até o início do período de seca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?