metropoles.com

Acusado de extração ilegal de madeira, chefe da Flona é exonerado

Reportagem do Fantástico, da TV Globo, veiculada no último domingo (27/6), flagrou a retirada irregular de madeira na Floresta Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/CBMDF
Incêndio Flona
1 de 1 Incêndio Flona - Foto: Divulgação/CBMDF

Acusado de extração ilegal de madeira, o chefe da Floresta Nacional de Brasília (Flona), Edilson Mendes da Silva, foi exonerado do cargo. A demissão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (30/6), é assinada por Fernando Cesar Lorencini, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Reportagem do Fantástico, da TV Globo, veiculada no último domingo (27/6), flagrou a retirada irregular de madeira da Floresta Nacional de Brasília (Flona), composta por 9,3 mil hectares. O caso foi protocolado no Ministério Público do Distrito Federal Territórios (MPDFT) e no Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a apuração, há indícios de extração ilegal.

Conforme mostrou a reportagem, o material retirado da reserva estaria sendo levado para uma madeireira particular. A área onde a extração foi flagrada era de responsabilidade da Proflora. A sociedade de economia mista em processo de liquidação há mais de 27 anos foi criada no DF em 1972, com o objetivo de executar projetos para repor vegetações naturais – posses da Terracap –, além da administração e da exploração de áreas florestadas e reflorestadas.

Os ativos consistem nos maciços (de pinos e eucaliptos), que eram vendidos a companhias de engenharia florestal. Posteriormente, as áreas deviam retornar à Terracap. Parte delas ocupava o local onde hoje é o Jardins Mangueiral e o Jardim Botânico, por exemplo.

Metrópoles já denunciou a situação precária da área e o roubo de madeira na Floresta Nacional de Brasília.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?