metropoles.com

Acordo para reconstruir a Casa da Dona Negrinha é firmado pelo MPDFT

De propriedade particular, casarão foi derrubado em 2020 sem o conhecimento das autoridades. Projeto deve ser aprovado por órgãos do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Adm Planaltina/Reprodução
casa
1 de 1 casa - Foto: Adm Planaltina/Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), formalizou um acordo de não persecução penal (ANPP) para a reconstrução da Casa da Dona Negrinha, casarão tido como patrimônio cultural de Planaltina (DF) que foi demolido em setembro de 2020. O ANPP foi firmado no último dia 6 de agosto.

Agora, os responsáveis pela obra deverão criar o projeto de reconstrução, mantendo o estilo original do século XIX. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU-DF) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) precisam aprovar o novo plano de reconstrução.

Os infratores, não revelados pelo MPDFT, também ficam obrigados a comprovar o pedido de Licenciamento Urbanístico junto ao GDF em até 120 dias. Após a conclusão do projeto e do licenciamento, a construção deve ser finalizada em até 547 dias.

Demolição

Moradores de Planaltina se revoltaram com a demolição à época. A casa é de propriedade particular, mas faz parte da área de tutela do tombamento do museu da cidade, o que deveria impedir a ação.

Administração de Planaltina declarou que não sabia da ação de derrubada e que o proprietário foi quem “escolheu demolir a construção”. O Metrópoles apurou que o dono teria derrubado o imóvel após a estrutura da casa ter sido condenada.

Após a derrubada, deputados distritais cobraram investigações. “O que aconteceu em Planaltina foi muito grave. E a gente, óbvio, tem que entender as partes. Tem que saber se o proprietário recebeu algum tipo de incentivo de cuidado. Mesmo se não foi fiscal, se foi uma orientação”, pontuou. “Planaltina tem uma relação com a pré-história do DF. E não podemos achar isso [demolições de prédios centenários] comum”, ressaltou o então deputado distrital Cláudio Abrantes à época, hoje secretário de Cultura do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?