metropoles.com

Ação que oferece atendimento jurídico gratuito chega ao Riacho Fundo

Projeto Defensoria nas Escolas, da DPDF, vai oferecer serviços e esclarecimentos jurídicos a toda comunidade escolar da região

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DPDF/Divulgação
Imagem colorida de diversos estudantes à frente de um banner da Defensoria Pública do DF
1 de 1 Imagem colorida de diversos estudantes à frente de um banner da Defensoria Pública do DF - Foto: DPDF/Divulgação

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) vai realizar, nos próximos dias, a terceira edição do projeto Defensoria nas Escolas. A região administrativa contemplada é o Riacho Fundo.

O projeto vai passar pelo Centro de Ensino Médio 01 (CEM 01) do Riacho Fundo I nesta quarta e quinta-feira, 23 e 24 de outubro, das 9h às 16h; e no Centro de Ensino Fundamental 01 (CEF 01) do Riacho Fundo II nos dias 29 e 30, no mesmo horário.

O Defensoria nas Escolas oferece atendimento jurídico a toda comunidade escolar, visando compreender necessidades e propor soluções. O projeto identifica, por exemplo, crianças e adolescentes sem o registro do nome do pai na certidão e busca uma possível mediação entre o genitor e o filho. Caso a mãe da criança ou adolescente não tenha interesse em buscar a paternidade biológica, há ainda a oportunidade do novo companheiro fazer o reconhecimento espontâneo da paternidade socioafetiva.

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do DF, tem como intuito “proporcionar a ressignificação do acesso à Justiça”, resume a DPDF.

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, a terceira edição do projeto vai “colaborar para a formação de uma geração mais consciente de seus direitos e capaz de contribuir para uma sociedade mais equitativa”.

Mais de 4 mil atendimentos

Lançado em abril deste ano, o Defensoria nas Escolas já esteve nas regionais de ensino de Plano Piloto e Sobradinho. Ao todo, cerca de 4,1 mil estudantes foram ouvidos nos encontros.

A DPDF promete que a iniciativa seguirá percorrendo as regiões administrativas do DF, promovendo o acesso à Justiça e a educação em direitos à comunidade escolar. A próxima RA contemplada será São Sebastião, em novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?