metropoles.com

Ação da Codhab, PCDF e DF Legal desocupa terrenos na Vila Telebrasília

Codhab diz que área é de propriedade da companhia. Ocupantes da área falam que a invasão “trata-se de um protesto”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
Ação de desocupação de terreno na Vila Telebrasília
1 de 1 Ação de desocupação de terreno na Vila Telebrasília - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), com apoio da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), faz uma operação no início da tarde desta sexta-feira (14/5), para a desocupação de dois lotes na Vila Telebrasília. Em nota, a Codhab disse que a ação ocorre porque “há uma invasão em área de propriedade da companhia, localizada na Vila”.

“É uma operação de desocupação de lotes que são de propriedade da Companhia e que têm que ser utilizados no programa habitacional, inclusive já estão previstos para entrar no edital que está sendo elaborado. Só que essas pessoas passaram a invadir isso desde ontem e a gente está providenciando para que a posse seja mantida em nome do DF, para que as pessoas que, de fato, têm direito, que estão na lista, que aguardaram a sua vez, possam ter acesso”, diz André Rizzo, gerente de Fiscalização e Patrimônio da Codhab.

9 imagens
Inscrições vão até às 17h desta quinta-feira (19/5)
População colocou barracas e faixas nos terrenos
1 de 9

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
2 de 9

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
3 de 9

Inscrições vão até às 17h desta quinta-feira (19/5)

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
4 de 9

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
5 de 9

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
6 de 9

População colocou barracas e faixas nos terrenos

Reprodução
7 de 9

Lotes são da Codhab

Reprodução
8 de 9

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
9 de 9

Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

Segundo ocupantes da área, a invasão “trata-se de um protesto”. Para impedir o uso dos terrenos pela Codhab, eles colocaram fitas e barracas para demarcar o local.

“Nós somos filhos de pioneiros da Vila. Eu tenho 30 anos e há 30 anos moro aqui, mas a casa é da minha mãe. Nós pretendemos ter o nosso lote também mas a Codhab diz que é deles e, então estamos manifestando”, comenta a manicure Jessilene Juvino.

“A Codhab quer construir apartamentos para vender para outros de fora da Vila Telebrasília. Mas, nós que somos filhos de pioneiros é que deveríamos ter direito aos terrenos”, completa.

O autônomo Fernando Santos, 36 anos, que também está ocupando o local, reforça o motivo da invasão. “A gente tem uma promessa do governo de que filhos de pioneiros teriam uma área própria aqui, que nós teríamos um lugar para a gente, mas isso só fica na promessa”, afirma.

Ele diz que a ideia da população é apenas “manifestar para sermos ouvidos”. “A gente quer resolver, não queremos confusão. Vamos deixa-los retirar as barracas, só estamos marcando como protesto, pois o que queremos é sentar e conversar para resolver essa questão dos direitos do terreno”, ressalta.

O gerente de fiscalização e patrimônio da Codhab diz que a companhia tinha uma reunião marcada com os ocupantes para os próximos dias, mas que “eles romperam com o diálogo”. “Essa história de ser filhos de pioneiros … todo mundo é filho de pioneiro em Brasília. Mas isso não dá direito a ninguém de invadir.”

“Iríamos conversar na terça, mas eles romperam com o diálogo, então, nesse caso, o canal de comunicação está rompido. Agora, estamos fazendo o nosso trabalho e desobstruindo a área pública, para deixar livre para quem tem direito”, destaca André Rizzo.

Em nota, a assessoria de imprensa da Codhab declarou que “tal promessa de destinação de terrenos aos filhos de pioneiros nunca existiu, uma vez que a companhia segue rigorosamente os critérios da Lei 3877/06 para atender à população no programa habitacional”.

“Os invasores fizeram ato de usurpação de área pública, de grilagem, e a Codhab agiu para coibir esse tipo de ação. A companhia havia agendado uma reunião para tratativas, porém, houve descumprimento, que acarretou na ação de retirada.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?