metropoles.com

Acabou a vacina contra HPV no DF? Há doses, mas só para o público-alvo

Quando as 7,5 mil doses acabarem, a aplicação desta vacina voltará a ser exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Fring/Pexels
Imagem mostra pessoa de jaleco e luvas aplicando vacina em jovem de camisa xadrez sentada - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra pessoa de jaleco e luvas aplicando vacina em jovem de camisa xadrez sentada - Metrópoles - Foto: Gustavo Fring/Pexels

Três dias após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) disponibilizar 7,5 mil doses de vacina contra HPV para mulheres até 45 anos e homens até 26 anos, as doses para este público começaram a acabar nos postos de saúde do DF. Segundo a pasta, ainda há algumas unidades que podem ser encontradas em alguns pontos de vacinação de rotina. Onde especificamente, porém, a pasta não soube precisar.

Quando as 7,5 mil doses acabarem totalmente, a aplicação desta vacina voltará a ser exclusiva para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos. Essas crianças e adolescentes compõem o público-alvo da campanha oficial de vacinação contra o HPV.

A liberação da vacinação anunciada na última semana foi feita com doses remanescentes, que estavam perto da data de vencimento, com validade para esta quarta-feira (11/5).  “Algumas doses ainda estão disponíveis nas unidades que realizam  vacinação de rotina”, reforçou a secretaria por meio de nota.

O Metrópoles apurou que, na região de saúde central, o estoque para o pública ampliado está zerado.

O HPV

O papilomavírus humano (HPV, na sigla em inglês) é uma infecção sexualmente transmissível extremamente comum e pode provocar desde verrugas genitais até neoplasias, como câncer no colo do útero, no pênis e na laringe.

A vacina que previne o HPV protege contra quatro tipos do vírus, dois de baixo risco e dois de alto risco. Os de baixo risco são encontrados em 90% dos condilomas genitais, também conhecidas como verrugas genitais. Já os de alto risco, a vacina protege contra os subtipos de HPV responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?