metropoles.com

Abril registra o menor número de homicídios no DF em 23 anos

Balanço da SSP-DF mostra, ainda, redução de 50% de feminicídios no quadrimestre, caindo de oito para quatro casos neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Assalto, simulação
1 de 1 Assalto, simulação - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O número de homicídios no Distrito Federal em abril foi o menor dos últimos 23 anos. O dado faz parte de balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) divulgado nessa segunda-feira (9/5).

O levantamento mostra que, em abril deste ano, o número de vítimas de CVLIs, que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, foi 18. No comparativo com o mesmo mês de 2021 — ano de redução recorde —, a queda chega a 41,9% (de 33 para 18), o menor desde 2000.

No acumulado do quadrimestre, foi registrado o mesmo cenário: menor número de CVLIs e de homicídios dos últimos 23 anos. De 120 registros de CVLIs, em 2021, para 89 este ano (-25,8%), com 31 vidas salvas no período.

3 imagens
Balanço da SSP-DF mostra ainda redução de 50% de feminicídios no quadrimestre, de oito para quatro casos este ano
1 de 3

Os homicídios, em comparação a abril do ano passado, a queda foi de 44,8%, saindo de 29 para 16 vítimas

Hugo Barreto/ Metropoles
2 de 3

Balanço da SSP-DF mostra ainda redução de 50% de feminicídios no quadrimestre, de oito para quatro casos este ano

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Rafaela Felicciano/Metrópoles

O número de vítimas de homicídio em abril também é o menor dos últimos 23 anos, desde 2000, quando foram registrados 41 casos, 25 a mais do que abril deste ano, com 16. Em comparação a abril do ano passado, a queda foi de 44,8%, saindo de 29 para 16 vítimas.

“A Segurança Pública vem aperfeiçoando os processos de gestão, integrando ainda mais as ações entre as forças de segurança, com uso da tecnologia e inteligência, para seguir reduzindo os crimes violentos contra a vida no Distrito Federal”, destaca o secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo.

“Estamos atuando de forma cada vez mais regionalizada, com estratégias voltadas para cada tipo de crime ou desordem que impactam, direta ou indiretamente, a segurança e a qualidade de vida da população. O alto percentual de resolução de crimes, o enfrentamento ao tráfico de drogas e ao porte ilegal de armas feito pelas nossas polícias, além do tempo de resposta do Corpo de Bombeiros no atendimento às vítimas, estão sendo muito importantes nesse processo”, acrescenta o secretário.

Violência contra a mulher

Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados no DF quatro feminicídios, 50% a menos do que no mesmo período de 2021.

“Nosso trabalho não é para a redução em si. É para que não haja nenhum crime dessa natureza no DF. Por isso, vamos trabalhar, inovar e nos integrar cada vez mais em programas voltados a essa temática. Implementamos, no ano passado, uma tecnologia inovadora, um dispositivo que monitora, simultaneamente, vítima e agressor, estabelecendo uma distância segura entre eles, impedindo que o agressor se aproxime, e alertando a vítima da aproximação dele”, detalha Júlio Danilo.

Houve, ainda, redução de um caso, de 23 para 22, nas tentativas de feminicídio, e de 10%, nas ocorrências de estupro. Os casos de violência doméstica relacionados à Lei Maria da Penha passaram, no quadrimestre, de 5.450 ocorrências, em 2021, para 5.437, no mesmo recorte deste ano (-0,2%).

Crimes contra o patrimônio

Nos crimes contra o patrimônio (CCPs), o roubo a residência obteve a maior redução no acumulado do ano, de 142 para 98 ocorrências em todo o DF. A queda é de 31%.

No roubo a comércio, houve 27,5% de redução. Os roubos de veículo e a pedestre marcaram queda de 25,1% e 4,9%, respectivamente. Os furtos em veículo e os roubos a transporte coletivo tiveram aumento de 23,8% e 40% no período.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?