metropoles.com

Abrace realiza evento de conscientização sobre o retinoblastoma

Retinoblastoma é um tumor maligno que se origina nas células da retina e é o câncer ocular mais comum na infância

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/AAO
Foto mostra olhos de criança com retinoblastoma, com brilho anormal dos flashes - olho vermelho - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra olhos de criança com retinoblastoma, com brilho anormal dos flashes - olho vermelho - Metrópoles - Foto: Divulgação/AAO

Neste sábado (21/9), médicos pediatras e oftalmologistas estarão em um shopping do Distrito Federal participando de ação de conscientização sobre o retinoblastoma. O câncer é um tumor maligno que se origina nas células da retina, sendo o câncer ocular mais comum na infância.

O evento, realizado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças com Câncer e Hemopatias (Abrace) e pelo Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) será ocorrerá no Shopping Conjunto Nacional, a partir das 11h.

Os Doutores com Riso, da Sinfonia da Saúde e Remédio Musical também estarão presentes. Todos estarão distribuindo folhetos e ouvindo os populares sobre possíveis queixas que devem ser investigadas para um diagnóstico precoce do câncer ocular.

O diagnóstico precoce da doença é crucial. Quando identificado em estágios iniciais, as chances de cura são maiores. Nesses casos, é possível utilizar tratamentos menos invasivos, como a quimioterapia ou a terapia focal, que visam preservar o olho e a visão. Em estágios mais avançados, pode ser necessário recorrer à enucleação — remoção do olho afetado —, e as chances de metástase e complicações aumentam consideravelmente.

“Esse tumor acomete as crianças na primeira infância, menores de 2 anos. O prognóstico é bom quando o tumor é detectado no desenvolvimento, ainda dentro do globo ocular. No entanto, se o diagnóstico é tardio, ocorre o acometimento de estruturas extraoculares, o prognóstico é mais sombrio e os tratamentos precisam do uso de quimioterapia sistêmica intensiva. Por isso, a importância do alerta para os sinais possíveis de retinoblastoma. A Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza que toda criança tenha um exame oftalmológico até os 6 meses de vida”, ressalta a oncopediatra e diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília, Isis Magalhães.

Importante também ressaltar que alguns casos de retinoblastoma podem estar relacionados à síndrome de predisposição genética ao câncer. O monitoramento regular pode ser a chave para detectar tumores secundários em estágio inicial. Assim como devemos proceder o exame ocular dos irmãos, menores de 5 anos. No HCB, onde são registrados 200 novos casos de câncer por ano, são notificados de 4 a 6 casos de retinoblastoma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?