Abastecimento no DF deve normalizar até segunda, diz sindicato
“É só questão de tempo e é importante acalmar a população”, diz a Presidente do Sindicombustíveis, Elisa Schimitt
atualizado
Compartilhar notícia
O Sindicato do Comércio Varejista de Combustível e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis) divulgou neste sábado (26/5) que 3 milhões de litros de combustíveis já foram entregues nos postos do DF hoje. Mas ainda há carretas carregadas que não foram liberadas.
Para a presidente do Sindicombustíveis, Elisa Schimitt Monteiro, os consumidores não precisam mais se alarmar com a falta de gasolina na cidade. “Até segunda (28/5), a situação do abastecimento de combustíveis no DF deve normalizar. É só questão de tempo para tudo voltar ao normal e é importante acalmar a população”, afirma.Durante a noite deste sábado e nos próximos dias, esses veículos vão seguir sob escolta da Polícia Militar, até a distribuidora, no Setor de Indústria a Abastecimento (SIA), e o posto de destino.
Apesar da garantia do sindicato patronal dos postos, muitos estabelecimentos permanecem fechados neste sábado. Os poucos que ainda dispõem do combustível registram longas filas de carros.
Combustível em farmácias
A crise de combustível que assola o país fez os motoristas adotarem medidas pouco convencionais. Donos de farmácias do Distrito Federal estão vendo seus estoques de álcool sumirem das prateleiras por conta de consumidores que passaram a utilizar os produtos para abastecer os veículos.
Apesar de incomum, é possível, sim, usar em carros flex um tipo específico de álcool vendido em farmácias. Porém, deve-se ficar atento à graduação ºGL (Gay-Lussac) informada nas embalagens. Esse tipo de medida indica a concentração de álcool puro misturado em 100ml de água. Para se ter uma ideia, o etanol hidratado vendido nos postos de combustível apresenta um teor de 93 ºGL, , ou seja, 950ml a cada litro e 70ml de água, o equivalente a 7% do total.