metropoles.com

“A merenda das escolas públicas do DF precisa melhorar”, diz Ibaneis

Governador diz que constatação partiu dele mesmo, e as melhorias devem vir, principalmente, nas regiões mais carentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Metrópoles
Merenda escolar
1 de 1 Merenda escolar - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) admitiu que a qualidade da merenda escolar das escolas públicas do DF precisa melhorar. Segundo ele, é preciso aumentar o investimento na comida e na infraestrutura das escolas mais pobres. Nesta quinta-feira (26/09/2019), Ibaneis fará uma reunião com a Secretaria de Educação para ver como reformular o orçamento da pasta.

“A merenda e a infraestrutura das escolas públicas do Distrito Federal precisam melhorar”, afirmou o governador. A constatação não partiu de estudantes, professores ou mesmo órgãos de controle, mas do próprio Ibaneis.

O emedebista fez a declaração na tarde desta quarta-feira (25/09/2019), logo após assinar um protocolo de intenções para a ampliação dos serviços do Sistema de Justiça e Cidadania da Infância e da Juventude junto ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT). A parceria é para transformar a áreas do antigo Caje em um novo centro de reintegração de jovens infratores.

“Nós temos que cuidar das estruturas. Você tem várias escolas no DF que funcionam em situação muito precária. Sem (aparelho de) ar-condicionado. Não tem a alimentação que deveria”, pontuou o governador.

E insistiu na questão dos alimentos servidos aos estudantes. “Nós temos que avançar nessa questão da merenda escolar. Bastante. Principalmente nas regiões mais carentes, onde há uma carência maior ainda no atendimento da merenda”, pontuou o governador.

Almôndegas

O Metrópoles noticiou o caso de almôndegas servidas para estudantes abaixo da curva dos padrões saudáveis de consumo. Todas as receitas de carne bovina fornecidas pela empresa JVC à Secretaria de Educação do DF foram recolhidas. Laudos técnicos de laboratórios credenciados pela Vigilância Sanitária indicaram que o teor de gordura estava acima do previsto em contrato de R$ 7,2 milhões com a empresa.

As almôndegas deveriam ter no máximo 8%, mas apresentaram índices de gordura entre 9,19% e 9,93%. Enquanto isso, o governador pediu para a Secretaria de Educação números no sentido de reduzir o custeio da máquina no setor. A economia deverá ser revertida em investimentos.

Neste sentido, o emedebista espera a apresentação do relatório de revisão dos gastos já nessa quinta-feira (26/09/2019). Além da melhoraria dos ambientes educacionais, Ibaneis também quer construir novas escolas.

Modelos

O governador afirmou que o GDF precisa ampliar os novos modelos de escolas públicas, indo além da gestão militarizada. “Até porque esse (modelo) das escolas cívico-militares, que o governo federal também traz para o programa nacional, é só um tipo de modelo a ser implantado. Nós temos que, realmente, buscar experiências”, argumentou.

Por outro lado, o emedebista elogiou o trabalho dos professores e do conteúdo pedagógico oferecido para alunos e alunas. A declaração de Ibaneis partiu de uma sugestão do presidente do TJDFT, Romão Cícero de Oliveira. Logo após a assinatura do protocolo de intenções, o magistrado sugeriu ao governo a criação de uma escola-modelo, “um colégio bem estruturado”.

“Esse modelo é aquele em que o aluno tenha vontade de ir para a escola”, assinalou o magistrado. Nascido no interior — na cidade de Santa Cruz (RN) —, Romão afirmou que a educação permitiu que subisse degrau por degrau até chegar ao comando do Judiciário local.

No entanto, para o magistrado, não basta apenas uma sala com aulas de matemática e português. “Hoje, os conteúdos precisam despertar a curiosidade dos estudantes e ensinar como lidar e crescer com as novas tecnologias”, ensinou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?