A cada 24h, três bicicletas são furtadas no DF. Veja dicas de segurança
Dados são da Secretaria de Segurança Pública do DF e referentes ao ano de 2020
atualizado
Compartilhar notícia
Moradores do Distrito Federal que têm bicicleta vivem constantemente em estado de tensão por medo de terem seus veículos furtados. E não é para menos: em 2020, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do DF foram registradas 1.305 ocorrências do tipo, o que corresponde a uma média de 3,57 furtos por dia.
Apesar de ainda manter altos índices, houve uma redução de 3,2% nos registros de furto de bicicletas ocorridos no DF se comparado ao ano de 2019.
Um dos casos mais recentes ocorreu na última sexta-feira (15/1), quando, durante a madrugada, uma Caloi 10 de 40 anos (foto em destaque) foi furtada na SQS 415, bloco D, na Asa Sul.
Veja imagens do sistema de segurança:
Em janeiro deste ano, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou uma bicicleta furtada em Vicente Pires. Às 20h da segunda-feira (4/1), enquanto patrulhavam a região, os policiais perceberam que um homem ficou nervoso ao ver os soldados e tentou fugir.
A equipe o abordou e confirmou que ele estava com uma bicicleta furtada no dia 1° de janeiro. A verificação só foi possível devido ao código afixado na bike, indicando a inscrição no aplicativo Bike Registrada. O homem preso em Vicente Pires foi conduzido para a 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro).
Vídeo:
“Especialista” em furto de bikes
Em novembro, a PM deteve um homem que, segundo a corporação, se especializou em furtar bicicletas guardadas em garagens de prédios no Plano Piloto. Ao todo, o ladrão foi detido 12 vezes. O último flagrante ocorreu no sábado (21/11), na Asa Sul.
De acordo com a PMDF, apenas neste ano, o criminoso foi preso quatro vezes, por furtos cometidos nas asas Sul e Norte. A equipe do Grupo Tático Operacional (GTOP) realizava o patrulhamento quando o avistou e o reconheceu como sendo o autor de vários furtos nas regiões.
Ação do criminoso:
Anteriormente, também em novembro, um homem foi preso após furtar bicicleta de entregador de app em Águas Claras. O crime ocorreu enquanto entregador estava dentro de um shopping na cidade.
Conforme informações da corporação, após serem comunicados do crime, os policiais consultaram as câmeras de segurança do local e passaram a buscar o suspeito, que usava uma camisa de empresa de ônibus. Momentos depois, o autor do furto foi localizado com a bike. A ocorrência foi registrada na 21° DP.
Confira o momento do furto:
Também em novembro, mas dois dias antes, um homem com 18 passagens por furto foi detido em flagrante ao tentar levar uma bicicleta no Cruzeiro.
Uma mulher após ter notado que o suspeito estava carregando a bicicleta de um vizinho dentro do prédio chamou a atenção dos moradores gritando: “Pega ladrão”. De acordo com a polícia, o criminoso foi contido pela vizinhança.
Em plena luz do dia
Em março do ano passado, imagens de câmeras de segurança da padaria Bonnapan, em Águas Claras, registraram o momento em que um grupo furtou três bicicletas que estavam do lado de fora do estabelecimento. Eles arrombaram os cadeados e saíram caminhando.
Veja o vídeo: