8 de Março: “Trabalho em rede para empoderamento”, diz secretária da Mulher
Governo local fará 230 ações durante o mês da mulher. Atividades em todo o DF são comandadas por 48 órgãos e administrações regionais
atualizado
Compartilhar notícia
No Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8/3), a Secretaria da Mulher do Distrito Federal promoveu uma ação social na Rodoviária do Plano Piloto, em parceria com outros órgãos, para oferecer atendimento gratuito às brasilienses.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, que visitou a ação no início da tarde, comentou que a iniciativa teve objetivo de incentivar a pauta feminina e acolher mulheres em todas as esferas.
“Essa é nossa orientação. Os serviços do GDF [Governo do Distrito Federal] vão até a população. É o trabalho em rede para conscientização, capacitação e empoderamento feminino”, frisou a titular da pasta.
No evento, a titular da pasta comentou as atividades e os projetos que o governo local pretende criar na área de políticas públicas.
Em relação ao anúncio do valor da bolsa para os órfãos do feminicídio, de R$ 600, e do auxílio aluguel para mulheres em situação de violência, de R$ 500 — revelado pela governadora em exercício Celina Leão (PP), nessa terça-feira (7/3) —, Giselle disse que a intenção do governo é regulamentar a proposta ainda neste mês.
“Identificamos que 70% das mulheres vítimas de feminicídio não procuraram ajuda. Estamos trabalhando com a regulamentação dos auxílios, para que a mulher tenha oportunidade de renda para sair do ambiente de violência. Queremos dizer a essas mulheres que não deem uma segunda chance”, completou a secretária da Mulher.
Calendário
O GDF lançou o projeto Março Mais Mulher, destinado a todas as brasilienses. O calendário para o mês — que conta com diversas ações destinadas ao combate contra a violência de gênero, medidas de acolhimento, atividades de lazer e capacitação — prevê cerca de 230 ações no período.
As atividades do Março Mais Mulher vão ocorrer em pontos como a Casa da Mulher Brasileira, administrações regionais, parques públicos e no Museu de Arte de Brasília (MAB).
Também estão previstos eventos on-line e itinerantes — estes com participação da unidade móvel da Secretaria da Mulher, que percorrerá localidades urbanas e rurais em Brazlândia e São Sebastião.
Confira aqui a programação completa do Março Mais Mulher
Na Rodoviária do Plano Piloto, as ações gratuitas para as mulheres ocorrem nesta quarta (8/3) e na quinta-feira (9/3), em parceria com a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), o Núcleo Judiciário do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e o Instituto Federal de Brasília (IFB).