metropoles.com

8/1: Naime pede liberdade e Moraes solicita manifestação da PGR

Defesa de coronel Naime pediu liberdade provisória após ida de PM para reserva. Moraes solicitou manifestação da PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Coronel Naime depôs à CPMI
1 de 1 Coronel Naime depôs à CPMI - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes pediu que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido de liberdade provisória de Jorge Eduardo Naime, em um prazo de cinco dias. Naime é coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), está preso e será julgado por possíveis crimes relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

O pedido de liberdade foi encaminhado pela defesa ao Supremo Tribunal Federal (STF) nessa última terça-feira (7/5), quando o PM foi transferido para a reserva remunerada – equivalente à aposentadoria dos militares. Nas últimas decisões de Moraes relacionadas aos militares da PMDF que chegaram a ser presos, o ministro-relator do inquérito vem considerando que os homens da ativa representariam risco às investigações caso fossem colocados em liberdade. Apenas aqueles da reserva receberam a liberdade provisória.

“No presente momento processual, encerrada a investigação policial e a produção de provas pela Polícia Judiciária, com a recebimento da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República, bem como com a transferência para a reserva remunerada da PMDF, está afastada sua eventual ‘capacidade de organização e arregimentação de tropas para benefício próprio’”, ressalta o pedido do advogado Bruno Jordano, que representa o coronel Naime.

O documento enviado a Moraes também avalia que “é possível a substituição da prisão preventiva anteriormente decretada por medidas cautelares”, que há um “tratamento desigual”, já que o PM é o único coronel na reserva que permanece preso, e que “o entendimento firmado quando do pedido e concessão de liberdade dos demais réus deve, inequivocamente, ser aplicado ao defendente”.

Audiências

O ministro Alexandre de Moraes marcou as datas das audiências de testemunhas na ação penal contra policiais militares do Distrito Federal, no âmbito do 8 de Janeiro de 2023. As audiências de instrução começam na próxima segunda-feira (13/5), por videoconferência, com testemunhas como o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-interventor na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli. Após esse período de depoimentos de testemunhas, os oficiais serão ouvidos.

Dia 13, às 14h, acontece a audiência de instrução com testemunhas arroladas na denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). Estão previstos depoimentos de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Ricardo Cappelli, interventor Federal do Distrito Federal entre 8 e 31 de janeiro de 2023; Paul Pierre, diretor da Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados; Marcelo Canizares, secretário de Segurança Institucional do STF; e Ibaneis Rocha.

Já na terça-feira (14/5), às 10h, está marcada a oitiva das testemunhas arroladas pela defesa de Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Quarta-feira (15/5) serão ouvidas as testemunhas de Klepter Rosa Gonçalves, também ex-comandante, e de Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de operações.

Quinta-feira (16/5), pela manhã, estão marcadas as oitivas de testemunhas de Paulo José Ferreira, chefe interino do Departamento de Operações (DOP) no 8 de Janeiro, e de Marcelo Casimiro, então titular do 1º Comando de Policiamento Regional (CPR). Pela tarde, será a audiência das testemunhas de Rafael Pereira Martins, chefe de um dos destacamentos do Batalhão de Polícia de Choque da PMDF na data, e Flávio Silvestre de Alencar, major que chegou a ser preso duas vezes pela Polícia Federal (PF) no âmbito das investigações sobre supostas omissões.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?