7/9: blindados e aeronaves das Forças Armadas já estão na Esplanada
Tradicional desfile de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, ocorrerá na Esplanada dos Ministérios na próxima quinta-feira (7/9)
atualizado
Compartilhar notícia
A Esplanada dos Ministérios está movimentada na manhã desta terça-feira (5/9) em meio aos preparativos para o desfile de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.
O feriado nacional terá a tradicional parada militar, que envolve as três Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e outros órgãos de segurança pública.
Nesta manhã, os blindados e as aeronaves das Forças Armadas já estavam posicionados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios para a exposição da próxima quinta-feira (7/9).
Veja fotos:
Força Nacional
O secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, Alexandre Patury, disse que a Força Nacional atuará na Esplanada dos Ministérios nesta quinta.
“A Força Nacional participou hoje da reunião. Foi oferecida [ajuda] em conversa entre a vice-governadora, Celina Leão, e o ministro Flávio Dino. Não temos a mínima vaidade. Toda ajuda é necessária. Toda ajuda será aceita. E, na medida do possível, a gente vai encaixar no planejamento. Já há previsão, a gente só está discutindo efetivamente a quantidade, mas será muito bem-vinda e empregada”, afirmou, em coletiva de imprensa nessa segunda-feira (4/9).
Segundo Patury, não há nenhuma manifestação organizada para o 7 de Setembro, segundo dados coletados e analisados.
“Até o momento, não registramos nada efetivo ou organizado que possa, de alguma maneira, comprometer a segurança de 7 de Setembro. Não quer dizer que não possa ocorrer. Por isso, estamos vigilantes”, afirmou Patury em coletiva de imprensa.
De acordo Patury, as informações analisadas não indicam consistência de ato organizado que possa causar temor durante o evento em comemoração à Independência do Brasil. “Mas sempre avaliaremos e não descartaremos nenhuma informação”, declarou.
Organização
A Esplanada dos Ministérios será fechada para trânsito às 21h da quarta-feira (6/9). O diretor-geral do Departamento de Trânsito (Detran) alertou que o órgão estará presente com 50 viaturas caracterizadas e algumas à paisana.
No dia 7 de Setembro, os pontos de acesso à Esplanada, onde ocorrerá o evento público, haverá pontos de revista.
Veja a lista de itens proibidos no 7 de Setembro, em Brasília:
- Fogos de artifício e similares
- Armas em geral
- Apontador a laser ou similares
- Artefatos explosivos
- Sprays e aerossóis
- Mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes
- Fogões e similares que utilizem gás e/ou eletricidade
- Garrafas de vidro e latas
- Armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo
- Drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira
- Substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo
- Armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural (tesouras, martelos, flechas, tacos, tacape, brocas)
- Quaisquer outros itens a serem divulgados, com antecedência mínima de 24h da Operação, pela PMDF e/ou SSP e/ou GDF.