Saiba o que abre e o que fecha no DF no dia do 2º turno das eleições
Entenda como funcionarão comércio, policiamento e trânsito no DF neste domingo (30/10). Capital federal terá transporte público gratuito
atualizado
Compartilhar notícia
O 2º turno das eleições ocorre neste domingo (30/10), das 8h às 17h. Devido à ida de mais de 2,2 milhões de pessoas aos 612 pontos de votação espalhados pelo Distrito Federal, alguns serviços terão reforço ou horários diferenciados. Confira abaixo.
Comércio
O comércio funcionará da mesma maneira que nos feriados, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomérdio-DF). Donos de lojas do varejo nas ruas e nos shoppings devem montar esquema de revezamento das equipes, para possibilitar o exercício do voto pelos funcionários.
Os horários de trabalho nos estabelecimentos ficarão a critério dos empresários. Farmácias, bares e restaurantes funcionam normalmente, contanto que haja liberação dos funcionários para a votação. Papelarias, lotéricas e óticas nas ruas não abrirão, segundo a Fecomércio-DF.
Transporte público
Ônibus e o metrô terão viagens de graça por todo o Distrito Federal, das 6h às 19h. Nesse período, os passageiros poderão circular por qualquer linha e fazer a integração entre os modais sem necessidade de apresentar qualquer tipo de documento ou cartão. Também não haverá limite de prazo entre o embarque e o desembarque.
No metrô e no BRT, os passageiros poderão acessar as áreas de embarque dos terminais e estações pelas cancelas liberadas, ao lado das catracas. Nos ônibus de linhas comuns, o público poderá embarcar por qualquer porta do veículo. Se a entrada ocorrer pela porta dianteira, a saída será pela mesma passagem.
O BRT e os ônibus das áreas urbanas do DF circularão nos horários da tabela prevista para os sábados, com reforço nas linhas de maior demanda. Nas regiões rurais, os coletivos farão as viagens nos mesmos horários da tabela de dias úteis.
Trânsito
Inicialmente, a Esplanada dos Ministérios ficará aberta para veículos e pedestres — exceto na região da Praça dos Três Poderes. Se necessário, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) pode bloquear outros pontos da região.
Congresso Nacional, ministérios da Justiça e Segurança Pública e Palácio do Itamaraty, bem como Supremo Tribunal Federal (STF) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ficarão protegidos com grades e reforço de equipes da Polícia Militar (PMDF).
Saúde
Por ser domingo, apenas hospitais e Unidade de Pronto-Atendimento (UPAs) terão funcionamento normal, segundo a Secretária de Saúde (SES-DF). Não haverá vacinação.
Caesb
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que as equipes de manutenção trabalharão em regime de plantão, para garantir os serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
A população poderá entrar em contato com a empresa remotamente, pela Agência Virtual, pelo aplicativo, pelo site da Caesb ou pelo telefone 115. Todos esses serviços funcionam ininterruptamente.
Energia
A Neonergia Brasília terá regime especial de plantão e intensificará a quantidade de técnicos para restabelecimento emergencial do fornecimento de energia elétrica. As equipes disponíveis para atender eventuais ocorrências nos locais de votação terão reforço de 38%.
O Centro de Operações Integradas (COI), responsável por monitorar e coordenar as equipes técnicas, aumentará o contingente em 20%. Além disso, cerca de 110 técnicos especialistas ficarão de plantão nos quatro centros operacionais do DF, para apoiar atividades de campo até a publicação oficial dos resultados.
Lazer
O Zoológico de Brasília não abrirá no domingo (30/10), para garantir o direito constitucional de voto aos funcionários, bem como por questões de logística e segurança do local.
Os espaços culturais sob gestão da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult) funcionarão normalmente. Confira a lista neste link.
Policiamento
A PMDF fará patrulhamentos por toda a capital do país, com reforço em pontos eleitorais. Entretanto, o Código Eleitoral prevê prisões apenas em caso de “flagrante delito”.
A escolta das urnas a todas as escolas que funcionarão como locais de votação terá apoio da corporação. Até o término de todo processo de votação, os colégios ficarão sob monitoramento da corporação, assim como as 20 juntas de apuração e os 20 cartórios eleitorais. Eles contarão, também, com acompanhamento da Polícia Judicial.
Todo o efetivo disponível das forças de segurança estará em atuação ou de sobreaviso no dia do segundo turno. A Polícia Civil (PCDF) ficará responsável pela escolta de juízes eleitorais e promotores no domingo (30/10).
O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) estará de sobreaviso para atuar em situações de emergência e incêndios, caso necessário. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) cuidará do controle e da organização do tráfego nas proximidades dos pontos de votação. A Polícia Federal (PF) também terá equipes em todas as 19 zonas eleitorais da capital federal.
Lei Seca
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) não proibiu o comércio de bebidas alcoólicas na data do segundo turno. No entanto, haverá fiscalização de trânsito por todo o DF, para flagrar casos de alcoolemia ao volante.