metropoles.com

190 ganhará reforço de servidores da Secretaria da Segurança Pública

O déficit hoje é de 42 pessoas, de acordo com profissionais da área. Atualmente, 126 recebem ligações da população

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura/ Agência Brasília
Reunião Rollemberg
1 de 1 Reunião Rollemberg - Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

O 190 será reformulado. A demora para o atendimento em ocorrências graves e reclamações da população levaram o governo a repensar o serviço, que faz o primeiro contato com quem precisa de ajuda. Uma das ações negociadas nesta segunda-feira (18/1) é o reforço no número de atendentes. O déficit atual, de acordo com integrantes do setor, é de 42 atendentes — o que corresponde a um terço dos 126 servidores que atuam hoje na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade).

Embora o serviço prestado hoje seja integrado entre polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Detran e DER, quem deve suprir a falta de pessoal são os servidores da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. A possibilidade é que funcionários da área administrativa sejam remanejados para atender a população e agilizar o serviço.

“Vamos fazer um remanejamento de servidores que estão na área de segurança pública para complementar os cargos na Ciade. Vamos ainda melhorar a gestão da integração que efetivamente o 190 possa ser utilizado com mais eficiência”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.

As mudanças na Ciade serão anunciadas pelo governo em breve. Integrantes das polícias civil e militar afirmaram ao Metrópoles que é preciso conhecer o plano de aumento no número de profissionais para saber a intenção do governo. No entanto, acreditam que todos os atendentes devem ser policiais ou atuar diretamente na área. Eles lembram dos graves problemas gerados quando o serviço foi terceirizado em 2010. “É preciso entender a vítima, saber interpretar a situação”, disse um profissional da área.

Indicativos
O encontro desta segunda (18) reuniu, no Palácio do Buriti, a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar; o diretor-geral do Detran, Jaime Amorim; o comandante do Corpo Militar de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Júnior; o comandante-geral da PM, Marcos Nunes; o diretor da Polícia Civil, Eric Seba; e o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio. Eles também discutiram ações para reduzir os crimes de roubo a residência e a transportes coletivos.

De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública, de janeiro a novembro de 2015, foram registradas 603 ocorrências de assaltos a casas, enquanto no mesmo período de 2014 houve 517, um aumento de 16,6%. “Estamos avaliando as medidas tomadas pelo novo comando da área de segurança pública. Temos dados positivos no mês de janeiro com relação aos homicídios. Estamos intensificando o policiamento com mais 600 policiais nas ruas”, lembrou o governador do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?