metropoles.com

16º Salão do Artesanato celebra as artes manuais em clima natalino

Evento gratuito ocorrerá de 15 a 19 de novembro, no Pátio Brasil Shopping. Classificação é livre

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Salão do Artesanato
AL - Cred. Kaio Fragoso e Michel Rios FilÇ com a fibra de bananeira de Maragogi - 6553 - Michel Rios
1 de 1 AL - Cred. Kaio Fragoso e Michel Rios FilÇ com a fibra de bananeira de Maragogi - 6553 - Michel Rios - Foto: Divulgação/Salão do Artesanato

Começa na próxima semana, a 16ª edição do Salão do Artesanato, de 15 a 19 de novembro, no Pátio Brasil Shopping. Parte representativa da cultura brasileira, as artes manuais serão celebradas em evento gratuito e aberto a todo o público. A feira receberá artesãos, cooperativas e coletivos de todas as regiões do país.

Além da exposição e da oferta de produtos que carregam a marca da manualidade, o evento levará diversidade, inclusão, acessibilidade e sustentabilidade ao público em 2023, com uma rica programação formada por oficinas e apresentações de mestres artesãos que produzirão artes ao vivo.

O evento contará com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB); do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; do Ministério do Turismo; do Pátio Brasil Shopping; da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal; e terá patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nosso objetivo é incentivar a preservação e o consumo desses produtos, estreitando relações pela possibilidade de contato direto do artesão com o público consumidor e os lojistas. Reforçando o interesse pela cultura brasileira por meio da visualização do trabalho artesanal, gera-se renda para diversas comunidades e valoriza-se a singularidade que essas incontáveis manifestações artísticas têm em comum”, afirma Leda Simone, diretora executiva da Rome Eventos.

O diretor da organização, Rômulo Mendonça completa: “O Salão do Artesanato também é uma ótima oportunidade para lojistas, decoradores e arquitetos conhecerem e adquirirem peças originais e exclusivas, negociando diretamente com artesãos de todo o país”.

Programação

O público terá acesso a cerca de mil artesãos que desenvolvem trabalhos a partir de tipologias como cerâmica, madeira, fios, capim, palha, metal, rendas e bordados. No total, haverá cerca de 80 mil peças, desde as menores, como acessórios e utensílios, até as maiores, como esculturas, cestarias, utilitários, objetos de decoração e móveis.

A edição ocorrerá em clima natalino, com os seis portais de acesso ao evento decorados com guirlandas, laços, bolas, anjos e outros elementos feitos por artesãos do Distrito Federal. A parte de enfeites também promete encantar com itens para montar cenários de Natal em casa.

Artesãos e artistas terão atividades para aperfeiçoar as habilidades. O público interessado em desenvolver técnicas artesanais contarão com diversas oficinas ao longo do evento. “De maneira simples e com poucos recursos, será possível até para leigos aprender a fazer enfeites, bijuterias, acessórios e utilitários artesanais, de forma divertida e prática, tudo em um contexto de muita cultura, com elaboração sobre a origem das técnicas”, adianta Rômulo.

O Salão do Artesanato oferecerá encontros conduzidos por artesãos e mestres de vários segmentos, inclusive da arte indígena. As oficinas explorarão técnicas como produção de flores do Cerrado, montagem de colares e pulseiras de sementes, elaboração de máscaras africanas em cerâmica e biojoias com miçangas ou sementes, além de atividades com temática natalina.

A Área dos Mestres deixará em evidência os trabalhos de artesãos de vários estados do Brasil, que vão demonstrar as habilidades e vender obras. Nesta edição, os destaques ficarão com a tecelagem, o trançado de fibras, o artesanato em barro, as peças em madeira, a renda renascença, a arte santeira e a cartonagem.

Em números

O evento selecionou participantes de todos os estados brasileiros e ocupará 5 mil metros quadrados da área externa do Pátio Brasil Shopping. Brasília também terá uma área dedicada à produção artesanal das regiões administrativas do Distrito Federal. Já o Espaço Galeria dos Estados exibirá trabalhos de todos os estados do país.

O evento estima movimentar aproximadamente R$ 4 milhões e gerar empregos diretos e indiretos para cerca de 4 mil pessoas. Além disso, a organização prevê um público de 60 mil visitantes durante as atividades.

Serviço

16º Salão do Artesanato
Onde: Shopping Pátio Brasil, Asa Sul
Quando: de 15 a 19 de novembro
Horários: das 10h às 22h (quinta, sexta e sábado); e das 10h às 20h (domingo)
Informações: www.salaodoartesanato.com.br
Entrada franca.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?