Você sabe o que significa feminismo em 2017? Este filme te explica
O documentário “#PrimaveraDasMulheres” retrata os anos de 2015 e 2016 e um punhado de movimentos virtuais criados por mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
Quando sua avó teve filhos, o sobrenome dela se tornou secundário. Quando você nasceu, o nome dela morreu. E assim foi com as ancestrais dos seus pais, dos seus avós, dos seus bisa e tataravós. Gerações femininas que simplesmente desapareceram. E os livros escolares, esses também apagaram as mães, as operárias, as professoras, as enfermeiras das trincheiras das guerras. A história ignora as mulheres.
Mas neste domingo (15/10), tive o prazer de assistir a um filme que me deu a sensação gostosa de mudança. Agora, nós seremos personagens e narradoras dos novos capítulos da biografia humana. “#PrimaveraDasMulheres” é uma produção de duas cineastas, Antonia Pellegrino e Isabel Nascimento, que eterniza uma boa dezena de outras mulheres corajosas. E nos celebra enquanto unidade de transformação social. De transformação dos tempos.
O documentário retrata os anos de 2015 e 2016 e um punhado de movimentos virtuais e nas ruas batizados de Primavera das Mulheres. Ele assume a importante tarefa de descrever o que é feminismo em 2017 para a geração de mulheres que aprendeu a ser cidadã com a rede, para quem aprendeu a mudar o mundo começando com um clique e também para aquelas que borraram as fronteiras entre o virtual e o real e estão, hoje, transformando o Brasil.
“Concordo com quem no filme diz: ‘a distinção entre real e virtual não existe mais'”, atesta Antônia. “A internet é uma ferramenta potente de conexão e comunicação. Quando a tag #MeuPrimeiroAssédio inundou a rede, aquela potência foi desaguar nas ruas, no #MulheresContraCunha. O movimento de mulheres é o que mais trava debates através de hashtags. A internet é uma aliada. Uma ferramenta de comunicação criativa.”
Desfile dos bastidores de movimentos de que nós participamos (como #BelaRecatadaEDoLar e #MeuAmigoSecreto), o documentário começa com ar didático, uma boa introdução pra quem acha que sabe o que é feminismo – e se você acha que o termo é o oposto de machismo, você deveria assistir. Mas segue se aprofundando e trazendo novas discussões, polêmicas de vanguarda e quebra de paradigmas, como o corpo transexual. Uma boa pedida tanto pra quem sabe pouco quanto pra quem já começou a achar que sabe muito.
#PrimaveraDasMulheres mostra a luta das mulheres e nosso desabrochar como o de borboletas. Não por sermos figuras belas e sensíveis, mas por quebrarmos nossos casulos com força e coragem descomunais, para alçarmos voos que ninguém mais vai conter. Rumo às páginas da História.
- Assista:
Onde: No canal GNT
Quando:
19 de outubro, às 23h
21 de outubro, às 0:30
18 de novembro, às 0:30
Depois: Disponível no Globosat Play