metropoles.com

Por que nós, homens e mulheres, ainda fingimos orgasmo?

Um estudo estima: 50% das mulheres já encenaram o ápice sexual, enquanto entre os homens o número é 25%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
orgasmo sexo
1 de 1 orgasmo sexo - Foto: iStock

Quis começar deixando claro que, sim, homem também finge orgasmo. Nossa, imagine! Como eles fariam isso? De camisinha, ué! Ninguém vai sentir falta de um líquido que deveria ficar retido e ser descartado de toda forma. Mas eles fingem bem menos — bem menos mesmo — que nós, mulheres. Um estudo publicado na prestigiada revista Psychology Today estima: 50% das mulheres já encenaram o ápice sexual, enquanto entre os homens o número é 25%.

Fiquei me perguntando se esse fingimento todo não está relacionado com um outro dado: apenas 22% das brasileiras conseguem atingir o orgasmo durante o sexo. Afinal, né, amiga, se você continuar fingindo, o parceiro não vai saber como lhe dar prazer. E o raciocínio inverso também faz sentido: mulheres fingem mais orgasmos porque elas têm menos orgasmos.

Não estou aqui culpando as mulheres. Segundo uma fisioterapeuta pélvica com quem conversei, na maioria dos casos, o problema é psicológico. Ela ajuda mulheres que têm dor durante o sexo a relaxar seus músculos vaginais. E sabe o que mais fere as mulheres na hora do sexo? É a cultura que prega que nós não devemos buscar o prazer. É como se fosse algo meio “feio”.

Por exemplo: a imensa maioria das mulheres só consegue atingir o orgasmo estimulando o clitóris. Ou seja, se ela ou o parceiro(a) não colocarem a mão lá na hora H, o prazer provavelmente nunca virá. Lição de casa: se você tem uma parceira, aprenda a brincar com o clitóris dela (muitos homens brasileiros têm preguiça de agradar a suas parceiras). Se você é uma mulher que não tem orgasmos, precisa perder a vergonha de estimular-se na frente do seu parceiro na hora da penetração.

Um outro estudo muito interessante publicado no periódico científico Archives of Sexual Behavior mapeou as quatro principais razões pelas quais as mulheres fingem orgasmos durante o sexo. E eles são:

  1. – altruísmo (para não magoar o parceiro);
  2. – insegurança (fingem para se convencerem e convenceram o parceiro de que o sexo foi bom);
  3. – fingir para sentir (a encenação do orgasmo excita algumas mulheres que podem até chegar ao orgasmo através do fingimento);
  4. – terminar o sexo (ela finge porque não tem coragem de simplesmente dizer para o parceiro que está cansada ou satisfeita com o que rolou até ali).

Quando olho para essas razões, eu vejo muito “cuidar do outro” e pouco “cuidar de si”. Mais uma questão cultural, essa mania de dizer para as meninas que elas são educadas para zelar pelos outros em vez de ser felizes. Ou que tomar conta do outro é sinônimo de felicidade pessoal. Cuidar é muito bom, de fato, mas ser feliz exige priorizar a si mesma de vez em quando.

Para começar, a primeira razão dada para fingir orgasmo é não ferir os sentimentos do parceiro. Mas e os seus, amiga? Um casamento inteiro sem prazer, por exemplo, não é algo justo com você. Fere muito os seus sentimentos. Toda mulher pode e tem o direito de gozar em quase todas suas relações sexuais. E tem direito, também, de não querer que o sexo termine sempre em orgasmo, sem precisar fingir para dizer chega. De ir tentando aos poucos, sem forçar a barra.

Ter essa conversa com o seu companheiro pode ser meio constrangedor e dar um trabalhão, mas fingir prazer a vida inteira para pessoa que você ama é muito mais cansativo. No fim das contas, se não pudermos ser verdadeiras com as pessoas com quem dividimos a vida (ou partes importantes dela) vamos ser verdadeiras com quem?

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?