metropoles.com

Mulher, já pensou em se candidatar? O prazo está pertinho!

Apenas 10% dos representantes do povo no Congresso Nacional são do sexo feminino

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
13
1 de 1 13 - Foto: null

Querida leitora, você tem mais de 21 anos? É cidadã brasileira? Possui ficha limpa, título de eleitor e está em dia com todas as suas obrigações eleitorais? Por que, então, não se candidata a um cargo no Brasil em 2018?

Aposto que você franziu o cenho com a pergunta. Digo isso porque pesquisas mostram que nós, mulheres, realmente sentimos “não servir para tais funções”. Talvez algumas, secretamente, pensem na política como “coisa de gente firme, durona, como os homens”.

Um estudo feito pelo DataSenado nas últimas eleições nacionais revelou que 87% das mulheres nunca pensou seriamente em se candidatar a um cargo político. Entre os homens, o número cai para 75%.

Uma análise publicada à época pela falecida Secretaria da Políticas para as Mulheres (que tinha status de Ministério) fez o seguinte diagnóstico: “A campanha eleitoral é marcada desde o princípio pelo baixo número de candidatas (…) isso ocorre, dentre outros motivos, porque o ethos próprio do campo político, que privilegia valores e crenças associados à masculinidade, prejudica as mulheres ainda na etapa do desenvolvimento da ambição política”.

O ano de 2018 nos dá uma oportunidade única de mudar um quadro devastador da política brasileira: só 10% dos representantes do povo no Congresso Nacional são mulheres. Isso significa que 90% dos tomadores de decisão em nosso país não fazem ideia das necessidades de 50% da população!

Esta será a primeira eleição nacional depois do total desabrochar da Primavera das Mulheres, nome dado aos movimentos políticos de mulheres organizados nas redes sociais. Pessoas comuns, que viram na internet uma ferramenta para decretar o fim das opressões sofridas.

Esta é a primeira vez que as regras do jogo começam a girar com a gente ciente de que pode usar essa ferramenta para conseguir apoio de outras mulheres e alavancar nossa candidatura. E há uma multidão de novos movimentos dedicados a instruir, inspirar e auxiliar quem topa o desafio, como a PartidA, fundada pela filósofa Márcia Tiburi, justamente com essa missão.

Para se candidatar, basta se filiar, até abril, a um partido político com o qual você se identifica. A chapa poderá te instruir sobre como prosseguir e promover a sua candidatura. Não deixe de buscar também a PartidA e outros grupos de mulheres que podem ser aliados poderosos.

Há espaço para nós! Um levantamento feito pelo Ibope e pelo Instituto Patrícia Galvão mostrou que 74% dos brasileiros acreditam que só teremos, de fato, uma democracia com a presença de mais mulheres no poder. Nas últimas eleições, fomos 31,07% do total de candidatos. Você nos ajudará a elevar o número ao desejável 50% em 2018? Tenha fé em si mesma! O Brasil tem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?