metropoles.com

Zumbido no ouvido: quais são os tratamentos?

Segundo dados, 28 milhões de brasileiros sofrem com o incômodo. Quais são as opções de tratamento para amenizar o sintoma?

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Zumbido no ouvido – ou “tinnitus”, nome em inglês -, é um sintoma que pode ser definido como ilusão auditiva, uma vez que proporciona uma sensação sonora. Aquele que é acometido pelo sintoma tende a ouvir um som contínuo que pode estar relacionado a outra doença, por isso ele é um sintoma de que algo no sistema pode não estar funcionando bem.

Estima-se que, atualmente, 28 milhões de brasileiros sofram com este sintoma, segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde. Olhando para o panorama mundial, encontra-se 278 milhões de pessoas afetadas: o zumbido está presente para cerca de 15% da população jovem. Na população idosa, o número chega a 30%. 

Para Cintia Fadini, Fonoaudióloga especialista em audição e zumbido e sócia-fundadora das redes de clínicas conexão Auditiva, uma das complicações do zumbido é a inexistência de remédios que tratam o problema de forma direta, acarretadas pela falta de informação sobre as possíveis causas e, consequentemente, os potenciais tratamentos através da tecnologia.

“Não existe nenhum medicamento que solucione o zumbido. Quando um paciente nos relata uma situação que envolva o barulho, precisamos avaliar fatores para compreender qual a causa”, aponta. “Dessa forma, podemos tratar o problema central e como consequência diminuir os sintomas”, complementa. 

Opções

Atualmente, a rede de clínicas Conexão Auditiva tem investido em avaliação, diagnóstico e tratamento precoce para o zumbido. Entre elas, estão as tecnologias que tratam da audição e do zumbido. Entre elas a Terapia Notch, que suprime sons do zumbido, e os geradores de sons associados a Terapia de Habituação do Zumbido, que busca a adaptação ao som do zumbido, fazendo com que o cérebro o ignore.

“Sabemos o quanto é desconfortável conviver com o zumbido no ouvido. Por isso, dedicamos grande parte dos nossos estudos buscando soluções para o tratamento e melhora na qualidade de vida dos nossos pacientes.  Com o tratamento adequado, investigação da causa e uso de aparelhos auditivos, conseguimos apoiar pacientes e devolver uma rotina mais tranquila”, finaliza Cintia. 

A rede de clínicas 

A clínica Conexão Auditiva teve início no formato de comunidade: conectados pela audição, nossos pacientes se encontravam em nosso consultório dedicado unicamente a isso. A primeira unidade foi inaugurada em Itapeva e, logo depois, teve abertura em São Paulo, na Vila Mariana, e também agora em Botucatu. 

Além de avaliar e auxiliar pacientes com zumbido no ouvido, a clínica Conexão auditiva também realiza avaliações de audição, exames específicos, como: audiometria tonal, vocal, imitanciometria, processamento auditivo central, seleção e adaptação de aparelho auditivo e mapeamento de fala. 

Trazendo opções de tratamento com terapias sonoras e utilização de aparelhos auditivos, a Conexão Auditiva já foi premiada duas vezes na cidade de Itapeva, além de várias entrevistas e artigos já publicados. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.conexaoauditiva.com.br/

Website: https://www.conexaoauditiva.com.br/

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?