metropoles.com

Uma vida com hábitos saudáveis pode representar longevidade

Para viver mais e melhor, a saúde deve ser a preocupação número um de qualquer indivíduo. Estudos apontam que a alimentação saudável e a prática regular de exercícios podem ser a chave para ganhar mais anos de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública de Harvard, ter hábitos de vida saudáveis pode aumentar a expectativa de vida consideravelmente. O aumento médio é de 12 anos para homens e até 14 anos para mulheres. O estudo foi publicado na renomada revista científica Circulation, e acompanhou a rotina de 123 mil pessoas ao longo de 34 anos.

De acordo com os pesquisadores, existem cinco principais regras a serem seguidas para expandir a longevidade: evitar o consumo de nicotina, levar uma vida ativa fisicamente, alimentar-se bem, limitar o consumo de álcool e manter o corpo dentro do Índice de Massa Corpórea (IMC) adequado.

A importância do exercício físico para a longevidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conta com recomendações referentes à prática do exercício físico para a prevenção de doenças. Segundo o órgão, adultos devem praticar atividades por pelo menos 300 minutos semanais – ou seja, um hora por dia, durante cinco dias, ou 40 minutos diários durante toda a semana.

Também é indicado que metade desse tempo seja gasto em atividades de alta intensidade se não houver contraindicações médicas. A caminhada, por exemplo, pode ser uma alternativa para aqueles que desejam se exercitar, mas não querem ir para uma academia. Estudos apontam que a prática melhora a circulação, fortalece o pulmão e pode prevenir quadros como a osteoporose e a depressão.

O sono também é importante para a manutenção da saúde

Um estudo realizado pela Universidade de Montreal indica que problemas com o sono podem ser prejudiciais à saúde das pessoas, afetando principalmente o coração.

De acordo com os pesquisadores, a pressão arterial pode aumentar em períodos prolongados sem dormir. A longo prazo, essa pode ser uma situação bastante preocupante, visto que a hipertensão é um dos fatores de maior risco para a saúde de todo o sistema circulatório.

Especialistas alegam que atividades físicas podem ajudar na qualidade do sono, assim como ingerir apenas alimentos leves antes da hora de dormir.

Alimentação: qual é o seu papel em uma vida mais saudável?

O impacto da alimentação na longevidade não é nenhuma novidade. De acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet, durante 2017, uma a cada cinco mortes foram provocadas por maus hábitos alimentares.

A alimentação é um dos fatores que mais influenciam a imunidade e, a longo prazo, também contribui para o aumento da longevidade. Médicos indicam que uma alimentação balanceada deve conter proteínas, minerais e agentes antioxidantes.

A maior parte desses itens podem ser encontrados em alimentos como ovos, vegetais de folhagem escura e probióticos. Apesar disso, muitos indivíduos – sobretudo os que têm restrições alimentares – precisam de suplementação.

Esses são itens que podem ter sido difíceis de encontrar há alguns anos, mas, com o avanço das lojas online – como a Farmácia Sempre Viva, por exemplo -, a obtenção de suplementos seguros e efetivos foi facilitada.

Website: https://www.farmaciasempreviva.com.br/

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?