Uma nova tendência para as viagens de férias: o interesse pelo turismo náutico cresce 50% em 2020
Dados da Click&Boat e Nautal, grandes plataformas mundiais de aluguel de barcos, mostram que o número de novos usuários em busca do turismo náutico como opção de férias se multiplicou em 2021, em comparação com o ano passado.
atualizado
Compartilhar notícia
As tendências de viagem consolidadas em 2020 parecem continuar a crescer, e um dos reflexos das escolhas dos brasileiros por experiências de férias em meio à natureza e longe de aglomerações é o turismo náutico. As plataformas online Click&Boat e Nautal descrevem o crescimento no número de usuários e buscas pelo aluguel de barcos como exponencial, e inédito para o mercado, já nos primeiros meses de 2021.
O turismo náutico é mais uma vez uma estimativa segura para o verão, no ano em que se espera iniciar a recuperação das viagens em ambientes seguros e em contato com a natureza, como evidenciado pelo Relatório Náutico 2021 elaborado pela Click&Boat e Nautal, plataformas líderes no setor de aluguel online de barcos. Os dados mostram que, à medida em que o planejamento das viagens se reacende ao longo do ano, o turismo náutico está novamente entre os segmentos prioritários dos viajantes, de acordo com os dados dessas plataformas de turismo náutico colaborativo.
Como a Click&Boat e a Nautal puderam verificar, a demanda dos viajantes brasileiros está crescendo constantemente nestes primeiros meses de 2021, e a previsão é de que continue crescendo conforme se aproximem os meses de primavera e melhor tempo ao longo do ano. De fato, esta tendência, historicamente excepcional para o turismo náutico, se consolida desde 2020: as reservas do ano passado, feitas por usuários brasileiros, aumentaram em 66% em comparação com 2019 (das quais, 96% foram para destinos nacionais), o que mostra a tendência de crescimento do turismo náutico no mercado doméstico.
Segundo Edouard Gorioux, CEO da Click&Boat, “o aumento do interesse e das reservas para esta atividade, juntamente com o fato de ser uma experiência original e diferente para as férias, nos faz pensar que o setor de aluguel de barcos continuará seu crescimento exponencial durante os próximos verões”. Gorioux insiste que “a previsão é de que este ano superará os níveis de demanda de 2020 nos destinos náuticos brasileiros por excelência, como as ilhas de Angra dos Reis, as praias verdes de Paraty, Trindade e Ubatuba, e certamente, o Rio de Janeiro”.
Mais natureza e consumo local, menos superlotação
Como explica Octavi Uyà, CEO da Nautal, “a oferta adaptada às diferentes necessidades e orçamentos, e o fato de ser uma atividade que respeita o distanciamento social, fez do aluguel de barco uma ótima alternativa para os viajantes que querem desfrutar de férias em total segurança”.
O estudo mostra que a popularização do acesso a vários tipos de barcos, de diferentes tipos e preços, bem como a opção de ter um capitão experiente, ajudou a mudar a percepção dos viajantes em relação ao turismo náutico, que agora é considerado mais acessível. Isto foi especialmente acentuado após a pandemia, pois a navegação é naturalmente compatível com as prioridades dos viajantes pós-pandemia: a necessidade de escapar e desfrutar da natureza de forma responsável, evitando multidões e contribuindo para a economia local dos lugares escolhidos, aproximou a navegação do grande público e impulsionou as economias de muitos destinos costeiros, especialmente durante as fases mais restritivas de mobilidade.
O compromisso dos proprietários com a segurança
Graças ao compromisso dos proprietários dos barcos, toda a frota disponível na Click&Boat e Nautal se adaptou às circunstâncias atuais, respondendo às preocupações dos viajantes, não apenas personalizando e reforçando a segurança das reservas, mas também incorporando protocolos de higiene, que se refletem nas etiquetas “Limpeza Reforçada” na Click&Boat, ou “Safe and Clean” na Nautal.
Além disso, e de acordo com a plataforma Booking.com, a possibilidade de viajar de forma sustentável é algo de extrema importante para os brasileiros, uma vez que 71% dos entrevistados expressaram este desejo em 2020, para as suas viagens após a pandemia. Desde já, vê-se que a preferência por destinos nacionais e pelo ecoturismo chegou para ficar.
Como diz o André Júlio, um dos proprietários da comunidade da Click&Boat, navegar é “apaixonante, quando estou no mar, estou em casa, e tento proporcionar esta experiência a todos os meus clientes. Paradas para mergulhos, experiências gastronômicas a bordo, desfrutar da natureza ao redor: tudo o que os clientes desejem, eu consigo arranjar, pois quero que eles se apaixonem pelo mar tanto quanto eu”.
A união das empresas líderes no setor de aluguel de barcos: Click&Boat, Nautal, Scansail e Océans Evasion resultou no nascimento da referência europeia em aluguel de barcos, com uma frota de mais de 40.000 barcos (lanchas, veleiros, catamarãs, casas flutuantes e iates), disponíveis em todo o mundo.
Para maiores informações, favor entrar em contato:
Laura Neves
Website: https://www.clickandboat.com/pt/