Compartilhar notícia
Decidir qual é o melhor momento para iniciar um tratamento dentário nem sempre é fácil. Segundo o Cirurgião-Dentista, especialista em ortodontia e ortopedia facial Pedro Lemos Queiroz. “No caso da ortodontia a grande maioria dos pacientes procuram o ortodontista para alinhar os dentes por conta da estética do sorriso, mas não imaginam que o tratamento vai melhorar a saúde como um todo”.
Dores de cabeça, articulação do maxilar entre outras doenças estão ligadas ao tratamento ortodôntico. O cirurgião-dentista afirma que quando o paciente chega ao consultório a primeira preocupação é com o tempo de tratamento para a correção e solução das dores. “Hoje em dia, há técnicas avançadas de tratamentos ortodônticos utilizadas pelos profissionais que auxiliam no tempo e no conforto. O escâner intraoral, softwares 3D e plataformas digitais fazem parte do plano de tratamento ortodôntico para realizar o procedimento com a técnica de alinhadores transparentes.”
Essas ferramentas também podem auxiliar melhor o dentista para diagnósticos corretos e condutas clínicas.
Doutor Pedro detalha que os alinhadores transparentes trazem alguns benefícios para o paciente como o tempo de tratamento que pode ser até duas vezes mais rápido relacionado ao tratamento com os aparelhos fixos . “Outro benefício é a higiene oral, por serem removíveis, o paciente pode retirar o aparelho para escovar os dentes e fazer o uso correto do fio dental, mantendo a gengiva saudável”
Além de ser praticamente imperceptível, essa inovação nas técnicas de tratamento, esclarece Queiroz, é o maior avanço na ortodontia nos tempos atuais e anula os efeitos colaterais, “iatrogenia” efeitos adversos ou complicações causadas, por exemplo: um excesso de força por um tempo exagerado para realizar uma movimentação debts pode causar Iatrogenias, muitas vezes irreversíveis.
“Muito mais do que estética, o tratamento com alinhadores removíveis pode evitar doenças como gengivite, periodontite, cárie dental e hiperplasia gengival além, de proporcionar conforto durante todo o tratamento, reduzindo a incidência de lesões na mucosa e aftas comparado ao tratamento com aparelhos fixos, finaliza o ortondontista.