metropoles.com

Startup que ajuda famílias a fazerem mercado on-line mais barato chega ao Brasil

A startup Muni chegou ao Brasil para ajudar famílias a fazerem suas compras de mercado com o conforto e comodidade da internet e promete economias de até 40%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O isolamento social forçado pelo novo coronavírus no Brasil fez com que muitas pessoas tivessem que se adaptar a uma nova rotina dentro de casa. A forma de fazer as compras do dia a dia por meio de sites e aplicativos foi uma das mudanças no comportamento. A explicação, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), está relacionada ao temor de sair de casa. “Tivemos uma mudança rápida no hábito de consumo da população, que tem priorizado a alimentação dentro do lar”. 

Dados da 42ª edição do Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen em parceria com a Elo, mostram que faturamento do e-commerce foi de R$ 38,8 bilhões no primeiro semestre de 2020, o que representa um aumento de 47% em relação ao mesmo semestre do ano anterior. O e-commerce como um todo cresceu no país, em especial nas áreas urbanas. A Abras aponta que fazer compras de mercado on-line virou tendência logo em abril e, desde então, vem ganhando cada vez mais espaço. Todavia, ainda existem pequenos obstáculos que tornam o acesso a essas plataformas restritos a uma parcela da população, sendo este um dos maiores desafios da Muni: tornar o processo de compra online acessível para diferentes esferas da sociedade. 

Uma nova forma de fazer compra on-line

Inspirada em modelos bem sucedidos de empresas pelo mundo que hoje valem bilhões de dólares como eBay, Amazon, Alibaba e Shihuituan, a Muni oferece um modelo de compras de mercado on-line inovador, fundamentada em uma venda através de “Líderes Munis”, coração da startup. Essas pessoas são responsáveis por centralizar na plataforma os pedidos de amigos, vizinhos e familiares, tudo por meio do aplicativo “Líder Muni”. Os pedidos são separados um a um por cliente, embalados e enviados no dia seguinte sem custo de frete. O Líder, por sua vez, quando recebe os pedidos em sua casa, os distribui aos seus clientes e, desta forma, recebe uma comissão pela atividade.

A startup fundada em julho de 2020 na cidade de Bogotá, na Colômbia, desembarcou em cidades do Brasil e no México em outubro do mesmo ano para levar economia e comodidade para o dia a dia das classes média e baixa destes países.  Além de tornar essas compras on-line mais acessíveis, a Muni também proporciona renda extra para quem quer ajudá-la agrupando pedidos de mercados.

Tamara, líder Muni que já atende mais de 15 clientes em seu condomínio, ressalta: “Com alguns cliques no aplicativo, consigo gerar uma renda complementar a meu trabalho, sem fazer nenhum investimento inicial”. E já indicou amigos e conhecidos para complementarem sua renda com a startup. “Meus clientes adoram a economia e a comodidade que levo ao dia a dia agitado deles”, finaliza a Líder Muni que conta com a ajuda do irmão mais novo para distribuir os pedidos aos clientes.

Desafios das vendas on-line de supermercados

As vendas digitais nunca foram a principal fonte de renda dos supermercados. Especialistas estimam que o canal on-line representa entre 1% e 5% do faturamento do setor e no auge da pandemia, o e-commerce chegou a representar 15% a 20% do faturamento de grandes marcas.

Os principais desafios para o crescimento deste canal estão relacionados à segurança do consumidor. Segurança de encontrar o produto desejado. Segurança de receber o produto escolhido. Segurança de que os produtos recebidos em casa estejam em boas condições. 

Para contornar essa barreira, a Muni oferece reposição dos produtos no dia seguinte ou seu crédito em compras está garantido. Garantir que o pedido virá sempre perfeito é irreal e portanto a empresa foca em garantir resolução de problemas sem dor de cabeça, tudo por meio do canal principal de comunicação com clientes: o WhatsApp.

Caminho sem volta

De acordo com a Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), o e-grocery é um caminho sem volta. Supermercados que antes não ofereciam vendas pelo canal on-line tiveram que rapidamente implementá-la e aplicativos como Rappi e iFood viram crescimentos extraordinários em número de pedidos de mercado feitos em 2020. Até marketplaces, como Magazine Luiza e Mercado Livre, e Uber, através da aquisição da Cornershop, entraram na corrida por uma fatia desse mercado.

Assim como essas empresas, a fundadora e CEO da startup, María Echeverri Gómez, acredita no potencial do mercado brasileiro, tendo já passado pelo país quando trabalhou na Rappi, e reforça que a compra de mercado on-line é uma das transformações que já estavam para acontecer e foi acelerada com a pandemia. 

Expansão da Muni

Atualmente a startup está presente em 6 cidades da América Latina. Com mais de mil itens, o catálogo da Muni Brasil, é composto por itens essenciais com preços até 40% mais baixos que mercados tradicionais: produtos de limpeza, higiene pessoal, mercearia, pets, e, em especial, frutas, legumes e verduras que são o carro-chefe da Muni. A ambição é ir além, e incluir mais produtos e categorias conforme as necessidades dos clientes, suprindo cada vez mais a necessidade de sair de casa para fazer as compras de mercado. 

Nos últimos meses, a Muni vem apresentando um acelerado ritmo de crescimento de dois dígitos mês contra mês consistentemente em todos os países latino-americanos. Através da Muni Brasil foi possível digitalizar mercados de bairros e feiras e facilitar a vida de pequenos comerciantes, mães e pais de família. Em um futuro próximo, fazer compras de mercado pela Muni, ou melhor “pedir Muni” será como o “pedir Uber” para quem quer se locomover hoje. 

 

Website: http://bit.ly/2NgF5LP

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?